Olá Wagner de Presidente Prudente / SP!

Os excluídos da nova Jerusalém.

Esta passagem do Apocalipse 22,15 junto com uma outra anterior 21,8 faz a enumeração dos grupos ou categorias de pessoas que ficarão excluídas da nova Jerusalém.

Em Apocalipse 22,15 assim está escrito retratando o grupo dos excluídos:

15Ficarão fora os cães, os mágicos, os impudicos, os homicidas, os idolatras e todos os que amam ou praticam a mentira.” (Apocalipse 22,15) Bíblia de Jerusalém.

Nota de observação aqui aparece sete grupos de pessoas. Pensando como o Apocalipse entende quando nele aparece o número 7, (sete cartas, sete bem-aventuranças, sete Igrejas, sete trombetas, sete taças etc) imaginamos que existe um número maior de pessoas e que elas se identificam com os excluídos da nova Jerusalém. Eles seriam os mentirosos, esta palavra é a chave de compreensão todos os mentirosos em fim que praticam a idolatria ficarão de fora da nova Jerusalém.

Na pergunta esta a palavra cães, estes ficarão fora. Como entender?

Como identificar os que são chamados de cães neste texto.

Olhemos a lista dos grupos que ficarão de fora: Ao todo sete. Na primeira lista teremos a resposta e o esclarecimento para entender quais as pessoas que são chamadas de cães.

Estes são os sete grupos de pessoas do Apocalipse 21,8:

1.- Os infiéis

2 - Os corruptos

3 - Os assassinos

4 - Os impudicos

5 - Os mágicos

6 - Os Idólatras

7 - Os Mentirosos

Os sete grupos de pessoas do Apocalipse 22,15 (repete o anterior 21,8, pelo menos em cinco grupos, e outros três semelhantes:

1.- Os cães

2 - Os que amam a mentira –

3 - Os homicidas

4 - Os impudicos

5 - Os mágicos

6 - Os Idólatras

7 - Os que praticam a mentira

Comparando as duas listas obteremos a resposta do grupo que é chamado de cães: estes seriam os infiéis. Todos os que são ímpios serão excluídos da cidade de Deus a Nova Jerusalém. São os que amam a mentira, pois entendemos que os pertencentes a estes sete grupos amam a mentira, preferem a idolatria, o culto ao imperador, e não o seguimento de Jesus. Podemos pensar que os cães sejam os falsos doutores, ensinam doutrinas que confrontam os ensinamentos de Jesus.