Olá Ricardo Lopes de Diadema / SP!

Para responder a pergunta estive lendo o milagre da multiplicação dos pães, que aparece nos quatro evangelhos, Mateus, Marcos Lucas e João. Aparecem informações, gerais, não especificam o lugar com detalhes, a não ser Lucas que é preciso, fala em Betsaída. Alem do mais devido ainda a importância do acontecido vamos encontram ainda uma segunda multiplicação dos pães em Mateus e Marcos, para mostrar que os ensinamentos de Jesus também teriam lugar no mundo pagão no caso a Fenícia.

 

O que nos diz Mateus?

“Jesus partiu dali, de barco para um lugar deserto e afastado” (Mateus 14,13) Bíblia de Jerusalém)

Não fala em detalhes deste local deserto, apenas indica a direção um lugar afastado. Jesus o que tudo indica esta se afastando da região de forte influência do sanguinário Herodes vai para o deserto, pois é um lugar de fácil esconderijo e de difícil acesso para os que não conhecem os meandros do deserto. Esta região desértica seria provavelmente ao nordeste do lago da Galileia, não muito longe de Cafarnaum.

 

O que nos diz Marcos?

Da mesma forma de Mateus e evangelista Marcos fala em lugar deserto sem muitos detalhes.

 

O que nos diz Lucas?

Lucas na apresentação da multiplicação dos pães, deixa transparecer mais detalhes. Fala da cidade de Betsaída nas margens do lago da Galiléia. Para Lucas o lugar deserto onde Jesus com os discípulos se recolheram esta perto da cidade de Betsaída conforme Lucas 9,10:

Ao voltarem, os apóstolos narraram-lhe tudo o que havia feito. Tomou-os então consigo e retirou-se a parte, em direção a uma cidade chamada Betsaída. (Lucas 9,10) Bíblia de Jerusalém.

Com estes elementos interpretativos podemos falar que a multiplicação dos pães aconteceu, ao nordeste do lago da Galileia, não muito longe de Cafarnaum nos arredores da  cidade de Betsaída.