Rose, "regeneração" parece uma palavra muito moderna, típica de séries da televisão pós-moderna. A Bíblia usa termos mais clássicos, visto que foi escrita há mais de 2 mil anos atrás. Fala por exemplo de ressurreição, de conversão, de mudança de vida.

Todavia, é provável que você se refira a quanto escrito em João 3 sobre a conversa entre Jesus e Nicodemos, "um notável entre os judeus". Eles falam sobre o Reino de Deus. Jesus diz para Nicodemos: "quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". O judeu rebate: "Como pode um homem nascer, sendo já velho?" E Jesus responde: "quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

Obviamente eles não estão falando de "nascer", de um processo físico, mas de uma conversão, de uma adesão à mensagem divina. O termo grego usado para "de novo" é anothen, que significa também "do alto". Essa mesma expressão é usada nesse capítulo, no versículo 31, para dizer de onde vem Jesus:

Aquele que vem do alto está acima de todos; o que é da terra é terrestre e fala como terrestre.

A conversa desse capítulo de João é muito bonita, um texto que deveríamos ler com calma, várias vezes. Todavia a mensagem é muito simples e não temos que cair no perigo de fatasticar, de criar imagens que se afastam da sua verdadeira mensagem. Há muitos ensinamentos, mas o mais básico e importante é que é necessário abraçar a Cristo, revestir-se de vestes novas, levar uma vida diferente, ditada das palavras do Evangelho.