Olá Derci Rodrigues da Costa, Goiânia / Goiás!

O que sabemos do apóstolo Matias é o que Lucas no livro dos Atos dos Apóstolos nos descreve. Ali estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas Iscariotes, o traidor, que havia se enforcado. vejamos o texto :

“…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás e cognominado o Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).Bíblia de Jerusalém.

Assim Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado.

Depois disto, pouco se fala da atividade de Matias, onde evangelizou, e como morreu. Escritos posteriores, narram fatos, mas sem comprovação da Bíblia. Encontramos narrativas que dizem que Matias Evangelizou na Palestina e morreu mártir por apedrejamento.

Portanto o que lemos de sua atividade e de sua  morte, não traz nenhuma certeza histórica com textos comprobatórios. Encontramos nos martiriológicos gregos que Matias pregou o Evangelho na Judéia, em Jerusalém posteriormente se dirigiu a Etiópia, onde fundou um bispado e terminou a vida na cruz.

Outras fontes históricas confirmam o que o martiriológico grego acrescentam que Matias morreu em Sebastopólis.

Um terceiro grupo de historiadores dizem que Matias foi apedrejado pelos judeus e decapitado.

A história deixa-nos, portanto completa ignorância ao tempo e ao lugar da morte ou Martírio de São Matias.

Já a tradição, narrada por Hipólito de Roma, informa que Matias teria morrido em idade avançada em Jerusalém.