O Catecismo da Igreja Católico é um documento do Vaticano que contém as diretrizes para o cristão católico, quer em referência à fé quer no tocante à moral. Essas diretrizes são baseadas nas Sagradas Escrituras e na Tradição, os dois elementos que compõem a fé católica. O atual Catecismo foi promulgado em 1992. Por ocasião da sua apresentação, o Papa João Paulo II assim o definiu:

"Apresenta-se como exposição completa e íntegra da doutrina católica, que permite a todos conhecer o que a mesma Igreja professa, celebra, vive, reza na sua vida quotidiana".

Ele se apresenta dividido em 4 partes: Profissão de Fé, A Celebração do Mistério Cristão, A Vida em Cristo e A Oração Cristã.

Em 2005 foi feito um compêndio, que  é uma sua síntese. "Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir  uma espécie de vademecum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica."

 

Catecismo ou Bíblia

A fé católica - e também os protestantes clássicos -, no dia-a-dia, acredita que a vida cristã está composta por dois elementos intimamente ligados: fé e tradição. Muitas igrejas evangélicas, invés, não acreditam que a tradição tenha alguma importância e se baseiam exclusivamente na Bíblia.

Muitos elementos do Catecismo se baseiam na Bíblia. De fato, o texto é constantemente recheado por citações bíblicas. Todavia, a Igreja Católica não tira somente da Escritura a certeza sobre o conteúdo da revelação. Deus se revela na história, no percurso feito pelos fiéis, no ensinamento do Magistério, na história da interpretação da Bíblia...

O próprio catecismo (número 95) afirma:

É claro, portanto, que a sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja, segundo um sapientíssimo desígnio de Deus, estão de tal maneira ligados e conjuntos, que nenhum pode subsistir sem os outros e, todos juntos, cada um a seu modo, sob a acção do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas.

Sobre o sentido da Tradição, em relação às Sagradas Escrituras, sintetizamos com as Palavras do Vaticano II (Dei Verbum 9):

A sagrada Tradição, por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregação