Olá Lucas da Silva, Itapira de São Paulo / SP

O primeiro objetivo dos Atos dos Apóstolos escrito por Lucas é mostrar a ação do Espírito Santo na primeira comunidade cristã e em seu redor. De fato a palavra Espírito Santo se torna palavra chave no texto, aparecendo inúmeras vezes, destacando assim como importante.

Já conhecemos a informação sobre o conteúdo do livro que não corresponde ao seu título. Na realidade não fala de todos os apóstolos, mas destaca a atividade de Pedro e depois do capitulo 9 de Paulo. Os apóstolos João e Filipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os Atos desses apóstolos que achamos no livro, e nem é o objetivo do redator Lucas, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela ação do Espírito Santo. Portanto os Atos dos Apóstolos constitui a principal história da extensão da igreja entre judeus e gentios, estabelecendo-se nos centros de influência em pontos destacados do Império Romano, desde Jerusalém até Roma e até os confins do mundo.

Outro objetivo do redator Lucas foi organiza o material histórico mostrando que a difusão do evangelho foi de forma imediata e evidente. Podemos afirma que é uma história gráfica, tendo como objetivo não apenas narrar, mas edificar as comunidades da Igreja pelo Império Romano. Portanto, podemos considerar os Atos dos Apóstolos como um sermão de caráter histórico acerca do poder cristão: sua fonte e seus efeitos.

Lucas fala no batismo no Espírito Santo e o poder de dar testemunho perante o mundo. O testemunho cristão é evidenciado como resumo no sermão pentecostal de Pedro dirigido aos membros da dispersão reunidos em Jerusalém.