Olá Alessandro Dias da Silva de Santo Antonio de Pádua / RJ!

O verbo sitiar é muito usado na Bíblia. Encontramos em muitos livros e citações. Este verbo quer dizer cercar algum lugar, por sitio, em outro sentido pode se entender aquele que sofre assedio, sítio. Certas regiões do Brasil, por exemplo no Sul do Brasil, sítio quer dizer pequena propriedade ao redor das cidades. Por exemplo: Sou proprietário de um Sítio (Chácara, pequena porção de terra).

Outros termos para sitiar: Sitiado, por forças militares, assediado, sitiador é aquele que faz sítio, sitiano ou individuo do interior, sitiante ou exercito que sitia, situação ou efeito de fazer sitio etc.

Biblicamente o uso designa, para sitiar, como cercar uma cidade, na antiguidade as cidades tinham muros e o inimigo sitiante não deixava mais nem entrar e sair a população da cidade. Está população enfraquecida ficava presa fácil de conquista. Veja um exemplo bíblico em 2 Crônicas 32,10:

“Assim fala Senaquerib, rei da Assíria: Em que confiais, para permanecerdes assim em Jerusalém sitiados?”(2 Crônicas 32,10) Bíblia de Jerusalém.

Lembro ainda a cidade de Jerusalém sitiada pela X Legião Romana Fretense, no ano 70 d.C, foi toda destruída e o Templo totalmente saqueado e incendiado.