Olá Josimeire de Cabo Frio / RJ!

Encontramos na Bíblia na primeira carta aos Coríntios, capítulo 11, uma serie de exortações de Paulo a Comunidade, referentes a boa ordem nas assembléias. Neste mesmo capítulo a partir do versículo 11 até 34, são exortações sobre a Ceia do Senhor.

A primeira parte da narrativa fala daqueles que não podem tomar a ceia do Senhor. Em conseqüência os membros da comunidade que não infligem estas orientações são aqueles que podem receber a ceia do Senhor.

Os que não podem tomar a ceia do Senhor:

a)      Os que estão divididos com os membros da comunidade, e não procuram a reconciliação: versículo 18.

b)      Os que chegam a ceia só para comer e beber de forma exagerada. versículo 20.

As cartas Paulinas são cartas pastorais para resolver os problemas das comunidades. Os problemas que aconteciam em Corinto na celebração da ceia, chegou ao conhecimento de Paulo  e nesta carta  Paulo estava orientando para que não acontecessem mais.

Respondendo a segunda pergunta é correto o modo que entendes o texto. Paulo exorta a Comunidade no aproximar-se da ceia do Senhor que estejam dignamente preparados: Vejamos 1 Cor 11,29:

“29pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação”(1 Corintios 11,29) Bíblia de Jerusalém.