Posso direcionar o meu dízimo, dando o valor correto em objetos que a igreja prescisa (material de contrução, instrumentos, etc.)?

Pergunta de Rone, Pilar do Sul
Resposta de Luiz da Rosa, em 05/10/2010


Leia mais sobre Dízimo

Como já tivemos oportunidade de frisar, o dízimo acolhe no seu espírito duas práticas do Antigo Testamento, que aos poucos se fundiram: reconhecimento da dádiva divina (veja Levítico 27,30-32) e solidariedade, exprimida seja como ajuda aos encarregados do culto que como ‘esmola’ para os pobres (Deuteronômio 14,28-29). Do meu ponto de vista, certamente a entrega de objetos no lugar de um valor pecuniário tem o mesmo valor e, com certeza, é lícito.

Sobre o dízimo, é muito importante relembrar as palavras de Jesus, em Mateus 23,23: Ai de vós, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas.

Leia mais

540 visitas

7 comentários

Postar um comentário

  • JoseDoEgito (Curiacica) - 15/01/2013

    O dízimo não existe mais! Leiam a bíblia, por favor! Párem de enriquecer pastores e templos... Jesus disse, mesmo que você destrua o templo, em 3 dias ele seria reconstruido, isso porque o corpo é o templo do Espírito Santo e não mais templos feitos por mãos de homens, o qual Deus não habita e jamais habitará.

  • Erivaldo (Salvador) - 13/01/2013

    Edna lamento, voce está sendo enganada por pastores que apascentam a sí mesmo, ou talvez seja isso mesmo que voce quer (bençãos materias de Deus), Edana Jesus veio somente para lhe trazer a unica coisa que satanás não pode te dar, que é o perdão e SALVAÇÃO. Fora isso não fique buscando coisas TEMPORAIS. Esqueça as promessas feitas a ISRAEL e não a NÓS gentios, voce não lê BIBLIA, ou espera que o falso PASTOR leia para voce?

  • ÉDNA (RECIFE) - 24/05/2012

    AMADOS, PERCEBO QUE MUITA GENTE ENTRA AQUI E DÁ OPINIÃO ILUZÓRIA, NEM TEM IDÉIA DAS ACUSAÇÕES QUE FAZEM.OS PASTORES DÃO DÍZIMO SIM; NO CASO DA MINHA IGREJA ELE PAGA O DÍZIMO PARA O PRESBITÉRIO, ONDE SEU DÍZIMO TBÉM É INVESTIDO NA OBRA DO SENHOR.TALVEZ SE VCS LÊSSEM MAIS A BÍBLIA, QUE É A BASE DA FÉ DOS CRISTÃOS, NÃO SERIAM NÃO NÉCIOS AO JULAGREM OS OUTROS.EM MALAQUIAS 3-8 AO 12 ESTA BEM CLARO. SE NÃO PAGARMOS O DÍZIMO SOMOS LADÕRES DE DEUS, E SE O PAGARMOS, ELE É FIEL P REPREENDER O DEVORADOR, QUE É A MISÉRIA, O DI...

  • ana (rgt) - 02/11/2010

    Eles não dão dizimos não,Erinaldo,e pra quem dariam?pra eles mesmo?ou colocam em alguma conta no exterior ou investem em igrejas pra não pagar imposto;eu tb gostaria de saber.

  • Erinaldo (Recife) - 01/11/2010

    Pastor dá Dízimo? se dá, o dinheiro não vém diretamente do bolso dele, mas sim dos fiés, que pagam o seu salário. É por isso que todos são a favor do Dízimo

  • Pr. Edson Gomes (Belém) - 28/10/2010

    Roni meu amado, a Palvra de Deus é fiel e vive para sempre, pode passar os tempos, as épocas, as estações, mas a Palavra não passará. O primeiro homem mencionado na bíblia a dar seu dízimo foi Abrão em Gênesis 14:20 "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo". Também em Deuteronômio 12:17 é ensinado que devemos entregar o dízimos de todas as coisas que conseguimos, isto quer dizer se Deus nos der grão o dízimo será de grão, se for mosto, será most...

  • Caio César (Vitória da Conquista - BA) - 09/10/2010

    É de fato muito pertinente esta pergunta feita, visto que nos deparamos muitas vezes com a busca desenfreada de muitos pastores em busca de dinheiro. Compreendo perfeitamente que a Igreja necessita de dinheiro em espécie para que continue a cobrir seus gastos mensais, gastos estes que no meu entendimento deve ser empregado apenas na obra, não em projetos pessoais. Há igrejas que precisam pagar aluguel, bem como os gastos com energia,ou seja, manutenção do templo. Entendo ainda que o pagamento do dízimo em forma de...