Olá Robson Roberto Soares Galdino de Assu / RN!

Nada encontramos nas Obras de Flavio Josef sobre Timeu o Pai do cego Bartimeu.

Chegam até o portal perguntas sobre o cego Bartimeu , com muita frequência. Quem era seu Pai, qual seria o motivo da cegueira de bartimeu. O texto, que narra o milagre da cura (Mc 10,46) pouco fala dele, seus pais, onde morava. A narrativa da cura do cego Bartimeu na entrada de Jericó é muito controvertida, desde o número de cegos, que aparecem, até as causas da cegueira de Bartimeu.

Quem era o pai do cego Bartimeu.

Os evangelhos nada descrevem sobre a família de Bartimeu. Assim tudo o que for dito, são considerações sem provas escritas. Encontramos muitas histórias, em Blogs bíblicos (pesquisei em vários com respostas sem fonte de informações) sobre o cego Bartimeu, mas nada comprovado. Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita. Muitos blogs afirmam que o escritor, Flavio Josefo, conta a história do cego Bartimeu em Antiquidades Judaicas. Debrucei-me na pesquisa, mas nada encontrei.

Assim o que sabemos vem de seu nome hebraico Bartimeu que significa em hebraico (Bar = filho e Timeu o nome de seu Pai) O filho de Timeu. Nada mais.

Consulta:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. I, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.195.

LEAL, Juan e outros, La Sagrada Escritura, Evangelhos I, BAC Madrid 1964, pág. 436.