Acredito que você se entusiama pela leitura do Apocalipse, especialmente a história da Mulher e do Dragão. É um capítulo muito bonito e que chama a atenção de tantos leitores. Aliás todo o último livro da Bíblia provoca fascínio. Mas é fundamental um estudo para poder entendê-lo bem, para poder tirar a mensagem que João quis transmitir. Às vezes, uma simples leitura não basta. O fato que você abra sempre este livro significa que precisa aprofundar, quem sabe comprando um livro que lhe ajude a entrar mais profundamente no sentido dessa Palavra. Procure na sua livravia um livro de introdução ou comece buscando na Internet, quem sabe um estudo de algum autor com fama. Pode ler algo de Bortolini, por exemplo (veja aqui), ou Carlos Mesters, com o seu "Esperança de um povo que luta".

 

Leitura aleatória da Bíblia

Conheço muitas pessoas que têm o costume de abrir a caso uma passagem bíblica e ler, tirando mensagens, por exemplo, para o dia que está começando. Acho uma prática bonita e demonstra a aproximação dos fieis com a Palavra de Deus. Tal prática, todavia, pode resultar, em algumas situações, não muito adequada. Os textos bíblicos são inseridos dentro de um contexto, que dão a plenitude da mensagem. Ler uma única frase significa limitar a mensagem. Mas se temos consciência disso, não há problemas.

Além disso, como demonstra o caso dessa pergunta, a tendência é abrir mais ou menos no mesmo lugar. É claro que se abro sempre no Apocalipse é porque, consciente ou inconscientemente, vou para as últimas páginas do volume que tenho nas mãos. Se abro no ínicio, é provável que vou ler um dos livros do Pentateuco, se tendo a abrir na segunda metade, quem sabe cai uma passagem dos Evangelhos.

Se somos leitores assíduos da Bíblia, o método mais aconselhável é tomar um livro e seguir a leitura contínua. Se você gosta do Apocalipse, comece do capítulo 1 e siga adiante!