Uma pergunta interessante, porque nos convida a propor uma reflexão importante sobre a formação do Apóstolo dos Gentios.

Como sabemos, Paulo, embora não tenha conhecido a Jesus, foi um dos principais protagonistas da difusão da sua mensagem no mundo helênico, chegando no centro do mundo daquela época, em Roma, onde foi decapitado. Ele era um judeu e tinha a cidadania romana. No início perseguia os cristãos. Exatamente em uma de suas expedições pereseguindo os cristãos ele teve um encontro com Deus e se converteu. Tudo isso é contado por Atos dos Apóstolos 9. Depois do encontro com o Senhor, foi enviado a Ananias "um discípulo", que pertencia à comunidade de Damasco. Com as palavras desse homem, caíram as escamas que lhe empediam de ver e então recebeu o batismo. Portanto, de imediato podemos dizer, em relação à sua pergunta, que uma das respostas possíveis é que foi Ananias a mostrar o verdadeiro rosto de Deus a Paulo, a ensinar a sua palavra.

Todavia, não podemos esquecer que Paulo era judeu e, portanto, conhecia muito bem o Antigo Testamento, a Palavra de Deus. Ele se define da seguinte maneria, em relação a sua religião:

Circuncidado ao oitavo dia, da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus; quanto à Lei, fariseu (Filipenses 3,5)

Dessa consideração devemos sublinhar que ele conhecia bem a Palavra de Deus já antes de encontrar Ananias, em Damasco. Provavelmente aprendeu os rudimentos da Sagrada Escritura junto à sinagoga de sua cidade natal, Tarso, e depois, como ele mesmo diz em Atos 22,3, foi "educado aos pés de Gamaliel (citado também em Atos 5), na observância exata da Lei de nossos pais, cheio de zelo por Deus". Portanto, sob esse ponto de vista, poderíamos dizer que Paulo aprendeu a Palavra de Deus aos pés de Gamaliel.

Sobre os sucessores de Ananias e Gamaliel, não temos nenhuma notícia. No início, principalmente no primeiro século da era cristã, o cristianismo não era uma realidade bem estruturado como pode ser, por exemplo, a igreja católica hoje. Somente a partir do segundo século é possível começar a definir bem os responsáveis de cada comunidade e seus sucessores.

Se você se refere ao sucessor de Paulo, foram os pregadores da Palavra de Deus que se sucederam na história.