O elemento mais emblemático na Bíblia e o fato de ser constantemente sublinhado a paternidade divina de Jesus: Ele é filho de Deus! Existem ainda várias passagens em que os evangelistas chamam Jesus de "filho de Deus": 13 em mateus, 6 em Marcos, 8 em Lucas e 33 em João. Nas cartas de Paulo, o título aparece 17 vezes!

Uma passagem importante, entre tantas outras, é essa de Mateus 11,27, onde Jesus diz:

Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Uma voz direta de Deus sobre Jesus pode ser citada lembrando o episódio do batismo (Mateus 3,17). Uma voz do céu, depois do batismo, diz: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".

É importante sublinhar que a expressão "filho de Deus" na Bíblia não significa automaticamente uma identidade messiânica, pois esse título foi também aplicado aos anjos e até mesmo ao povo eleito (veja Êxodo 4,22). Aplicado a uma pessoa, podia simplesmente referir-se a um ser humano. Todavia, em relação a Jesus, o título "Filho de Deus" tem claramente um sentido de filiação propriamente dita. Jesus sugeriu claramente essa significação ao designar-se como "o Filho" (Mateus 21,37), superior aos anjos (Mateus 24,36), tendo Deus por pai em sentido especial (conferir "meu pai" em Mateus 7,21 e João 20,17), pois mantinha com Ele relações únicas de conhecimento e de amor (veja Mateus 11,27, transcrita acima).