Olá Francielly de Florianópolis / SC!

Perguntas pela subsistência dos nômades que a Bíblia fala.

Os nômades de hoje em Israel.

Encontramos espalhados pelo deserto, nômades chamados de beduínos que vivem e se adaptaram a vida do deserto. Andam pelos desertos do Negev, ou os desertos da Judéia. Seguem os rituais da vida nômade, acompanham seus rebanhos de ovelhas, cabras e outros animais. Andam normalmente pelos desertos e por lugares onde seus rebanhos encontram água e pastagens. Jesus seguidamente em seus discursos falava desta vida. A Parábola do Bom Pastoral é uma delas. Ou mesmo o semeador. Etc...

De que vivem estes nômades e em que trabalham?

Uma vidas muito simples alimentam-se, dos derivados do leite de suas cabras, da carne, e ervas verdes variadas que se incluem na alimentação e da troca de alimentos vendidos na cidade de Jerusalém, Beersheva e outras. Encontramos as mulheres dos Beduínos, na porta de Damasco em Jerusalém e na zona de entrada do Mercado da  cidade velha vendendo derivados do leite de cabra, queijos diverso, ervas utilizadas como codimento na alimentação destes povos.

Uma visita a um acampamento nômade no deserto de Judá (cercanias de Jerusalém)

Se quisermos conhecer de perto como vivem os nômades nos desertos de Israel, é possível fazer uma visita em seus acampamentos. Eles são receptivos, alguns deles falam um inglês simplificado, mas compreensivo, e são muito hospitaleiros.

Aos que chegam em suas tendas é oferecido um chá feito a sua maneira. Na areia do deserto fazem um pouco de fogo com arbustos e ervas secas, fervem a água e preparam o chá sempre com um ramo de hortelã como complemento. Numa longa conversa, com estes nômades consegue-se entender como sobrevivem na aridez do deserto, criando cabras e ovelhas, produzindo leite e seus derivados que são vendidos na feira semanal em Jerusalém onde é possível comercializar seus produtos. No deserto de Beersheva, existe uma grande feira semanal dos nômades beduínos habitantes do deserto.

A vivência dos nômades nos deserto de Israel e Oriente médio, por milhares de anos, trouxe possibilidades de descobrirem formas e segredos para do deserto tirar a sobrevivência. Eles sabem onde estão as fontes de água, onde poderão encontrar alguma pastagem na estação invernal. Que tipos de alimentos poderão dar a eles condições de sobrevivência e não adoecerem.

 

Imagem: Interior da tenda, com pequeno fogão para fazer chá e cozinhar.

 

 

Imagem: Os Nômades da Bíblia na jornada do Sinai.