Nas andanças por Israel lembro bem de três lugares, pequenas montanhas, que recordam os ensinamentos de Jesus aos apóstolos.

O primeiro deles é o Monte das Bem-Aventuranças (Mateus 5,1-11 - veja também Lucas 6,20-23), lugar do tradicional "sermão da montanha", o assim dito "discurso inaugural" da vida pública de Jesus, onde ele expõe o espírito novo do Reino de DEus, que veio anunciar. Na verdade, não se trata de uma montanha, mas de uma pequena colina, às margens do Mar da Galileia, acima de Tabga. Hoje ali se encontra uma igreja muito bonita, rodeada por um jardim muito agradável, de onde se tem uma visão magnifica do Mar da Galileia.

Outra montanha importante em toda a Bíblia é o Monte Tabor. Embora a Bíblia fala simplesmente de "alta montanha", a tradição diz ter sido esse o local da transfiguração de Jesus diante de Pedro, Tiago e João (Mateus 17). Nessa montanha Jesus se apresenta como novo Moisés, confirmado por dois personagens do Antigo Testamento (Moisés e Elias), personificações da Lei e dos profetas.

A terceira montanha que me vem em mente é o Monte das Oliveiras, na periferia de Jerusalém. Era o local por onde se passava, vindos da Galileia e de onde se via finalmente o Templo, a cidade de Jerusalém. Foi de lá que Jesus iniciou a sua entrada triunfal em Jerusalém, montado em um jumento. Nessa colina hoje existe uma igreja chamada de Igreja do Pai Nosso, pois a tradição lembra esse o lugar onde Jesus ensinou os discípulos a rezar (Mateus  6,9-13). No seu jardim uma gruta relembra o mestre que ensina os discípulos a rezar a oração do Pai Nosso.