A Bíblia é um livro que pode ser lido por todos, sem nenhuma distinção. Podemos tomar um livro e ler do começo até o fim. Ou também um capítulo. Inclusive alguma história isolada, sem nenhum problema. Tiraremos sempre uma mensagem para a nossa vida.

Todavia, foi um livro escrito há mais de dois mil anos e não é fácil de entender tudo aquilo que está por trás do texto, o seu contexto. Podemos ler independentes desse entendimento, pois ninguém o proíbe. Todavia, com certeza, a capacidade de leitura e compreensão aumenta muito graças ao entendimento do contexto e do conjunto dos textos bíblicos.

Sem um estudo bíblico, há textos difíceis de entender. Por isso é aconselhável uma metodologia de leitura que contemple também a capacidade de cada um. Eu, particularmente, não aconselho a leitura completa, em seguida, da Bíblia.

Para alguém que começa, melhor de tudo é começar com um evangelho, Lucas, por exemplo. Depois poderia ler Atos dos Apóstolos. Em relação ao Antigo Testemento, estaria bem começar com Gênesis e Êxodo e depois pular para Rute, Ester, Tobias e então os dois livros de Samuel.

É importante também ter em mãos uma boa versão da Bíblia, que traga notas e introduções. Se você pensa em comprar uma Bíblia nova, na livraria olhe o interior da versão e veja se há notas e introduções; ajudam muito na leitura.

Não deixe de ler outras indicações mais detalhadas.