Olá Luci de Salvador / BA!

Em hebraico podemos dizer “Torah shebest peh”. Se aplica este nome “Torá oral” as tradições judaicas que foram entregues ao povo de Israel, de forma falada, juntamente com a lei escrita chamada Torá. Conforme a tradição e os ensinamentos judaicos a lei oral tem origem no acontecimento do Monte Sinai, com Moisés. Entretanto ela vai mais longe, passando por diferentes interpretações nas Escolas interpretativas da lei judaica, isto era comum já há um século antes de Cristo (escola Farisaica, escola dos Saduceus, dos Essênios no deserto do Mar morto etc.).

Um fato determinante ocorreu que estas interpretações foram escritas no Talmud seguindo quase que exclusivamente a orientação farisaica, influenciados pelo helenismo que estava espalhado no mundo de então.

Na época de Jesus, ele entrou em conflito aberto com a interpretação da Lei farisaica, a lei oral, que era chamada de tradição e Jesus condenou veementemente as formas com que os fariseus corromperam a interpretação da lei oral. Criaram artimanhas e subterfúgios e se desviaram da verdadeira pratica e do espírito da Lei de Moisés.

Consulta:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, 1986, São Paulo, pág.914ss.

 

Imagem da Toré e seu leitor