A história que você insinua faz parte da narração da Paixão de Cristo. O cirineu chamado Simão teria sido pego pelos soldados romanos para ajudar a carregar a cruz de Cristo, visto o estado de deboleza de Jesus. É apenas um detalhe que aparece nos 3 evangelhos sinóticos e postoriormente tomada pela tradição da igreja, principalmente na Via Sacra: V Estação (Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz). Em Jerusalém, hoje, toda sexta-feira se celebra, pelas vias da cidade antiga, a via sacra, parando em cada lugar onde supostamente aconteceu os fatos. O encontro de Jesus com Simão o cirineu é celebrado exatamente em uma esquina.

Aquilo que sabemos dos evangelhos sintetizo abaixo:

Mateus 27,32: ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus.

Marcos 15,21: requisitaram certo Simão Cirineu, que passava por ali vindo do campo, para que carregasse a cruz. Era o pai de Alexandre e de Rufo.

Lucas 23,26: enquanto o levavam, tomaram certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la atrás de Jesus.

Como você pode ver, as informações são muito limitadas. E somente Marcos fala que Rufo era filho de Simão Cirineu. Depois não encontramos mais nenhuma notícia sobre esse personagem. Portanto é impossível responder qual é a biografia dessa pessoa, pois nada encontramos na Bíblia.

A menção de Rufo na carta de Paulo aos Romanos não confirma muita coisa. Paulo diz: "Saudai Rufo, este eleito do Senhor, e sua mãe, que é também minha" (Romanos 16,13). Alguns dizem que se trata do filho de Simão Cirineu, mas trata-se apaenas de uma hipótese, impossível de ser provada.

Cirene era uma cidade romana que se encontrava na atual Líbia. No tempo de Cristo, naquela cidade, havia uma colônia de Judeus e muitos, no período da Páscoa, iam até Jerusalém para celebrar a festa. É provável que Simão era um desses peregrinos que na ocasião da crucificação de Cristo se encontrava de passagem pela cidade.