Na introdução do seu Evangelho, Lucas diz fez uma acurada investigação do que aconteceu com Jesus. Essa investigação, que resultou no terceiro evangelho, era destinada a Teófilo, "para que verifique a solidez dos ensinamentos que recebeste" (Lucas 1,1-4).

Nos Atos dos Apóstolos, livro também escrito por Lucas, que conta a história do nascimento do cristianismo depois da morte de Cristo, Lucas relembra "Teóflo", ao mencionar o primeiro relato que fizera, o evangelho.

Quem é Teófilo

Historicamente não conhecemos nenhum personagem de destaque que poderia ter sido o destinatário dos dois escritos de Lucas. Várias hipóteses foram levantadas, mas sem localizar o personagem histórico em si. Alguns dizem que devia ser um cristão que se procura confirmar na fé; outros, invés, defendem que se trata de algum alto funcionário ("excelentíssimo") que tinha o interesse de ser bem informado sobre os fatos relacionados primeiro com Jesus e, depois, com a comunidade dos cristãos. Essa pessoa teria sido o financiador da pesquisa de Lucas (veja aqui outra resposta sobre esse tema).

Eu gosto de ver nesse personagem um significado simbólico. De fato, Teófilo significa "amigo de Deus" e, por isso, poderíamos ler nesse personagem não identificado cada um de nós, cristãos, que caminhamos ao encontro de Cristo. Lucas, com suas palavras, quer solidificar nossa fé, colocar os fundamentos para que nossa crença em Deus seja sólida.

Mesmo se aceitarmos a hipótese de um financiador da pesquisa de Lucas, a leitura de Teófilo como "amigo de Deus" pode continuar sendo válida para nós cristãos que hoje lemos esses dois livros.