Qual foi o sacrifício que a filha de Jefté fez?

Pergunta de Antonio Fabio, Fortaleza
Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 30/08/2010


Leia mais sobre Jefté

Podemos responder esta pergunta que Antonio Fábio de Fortaleza nos faz: “A filha de Jefté; Qual foi o sacrificio que ela fez?” somente a luz das circunstâncias que envolveram os fatos da época de Jefté. A interpretação mais sensata é aquela que nos levará a uma compreensão maior da questão do voto de Jefté. A formulação da resposta é muito controvertida e ao longo da história desta interpretação do texto encontramos grupos que afirmar uma verdade e outros grupos outra.

Quem foi Jefté ? (em hebreu quer dizer Javé abre e liberta)

Era originário de Galaad, foi um dos Juízes de Israel durante um período de 6 anos, e sua grande façanha foi a libertação do povo da opressão dos amonitas e conforme alguns dos moabitas. Foi sepultado em Safon no Galaad. No capítulo 11,1-6 do livro dos Juízos encontramos mais detalhes de sua biografia:

“1 Jefté, o galaadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai chamava-se Galaad. 2 A mulher de Galaad também lhe deu filhos, que, quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher”. 3 Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tob. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia. 4 Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, 5 os líderes de Galaad foram buscar Jefté em Tob. 6 “Venha”, disseram. “Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas”.

Qual foi o seu voto e quais as controversias na compreensão?

Antes de partir para a guerra, Jefté fez um voto ao Senhor; caso ele retornasse para casa vitorioso, o primeiro ser que saísse pela porta de sua casa, ao seu encontro, seria oferecido em holocausto ao Senhor. O texto biblico Jz 11,30-31 assim se apresenta:

“30 E Jefté fez um voto a Iahweh: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, 31 aquele que sair primeiro da porta de sua casa, lhe viria ao encontro no dia que voltasse vencedor do combate contra os amonitas, esse pertenceria a Iahweh, ofereceria em holocausto”.

Uma primeria interpretação:

Este voto de Jefté foi interpretado de diversas maneiras ao longo da história da interpretação do texto. O texto é claro e nos fala que a primeira pessoa que, saindo da porta de minha casa para vir ao meu encontro quando eu voltar vencedor do combate contra os amonitas, essa pertencerá a Iahweh, e eu oferecerei em holocausto. Como entender a questão do holacausto? Deus é radicalmente oposto aos sacrifricios humanos. Porque Jefté faz um voto com tal direcionamento?

Temos conhecimento que os moabitas (2Rs 3,27), praticavam o sacrificio humano e os israelitas também (Ex 22,28b; 2 Rs 16,3; 21,6 embora temos conhecimento que a lei proibisse tal prática (Dt 12,31), Entretanto estes sacrificios com vitimas humanas eram oferecidos antes das batalhas e não depois como o texto nos apresenta. Este voto de Jefté so poderemos ter uma compreensão à luz das circunstâncias daquele tempo e não de outra forma. Lembramos que no caso de Abraão e Isaque, Deus providenciou uma vítima para substituir Isaque. Na época de Salomão aconteciam tais sacrificios humanos praticados pelas suas mulheres vindas do estrangeiro e que moravam no chamado “monte do escândalo”, chamado assim justamente por este motivo e situava-se em frente ao monte do Templo. A carta aos Hebreus 11, 32-34 não critica Jefté por causa de seu voto. O texto assim nos fala:

“32 Que mais devo dizer? Não teria tempo de falar com pormenores de Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e dos profetas. 33 Estes, pela fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizarem as promessas, amordaçaram a boca dos leões 34 extinguiram o poder do fogo, escaparam do fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram exércitos estrangeiros”.

Alguns Biblista assim argumentam: Muito bem, Deus não pediu o sacrifício da filha de Jefté, mas não fez nada para impedí-lo, lembrando o sacrificio de Abraão. No caso se alguém ache que Jefté não matou a filha, como se consegue ler a palavra holocausto (do latim quer dizer, queimar vitima inteira) Nos dicionários encontramos para a palavra holocausto sacrifício expiatório e de ação de graças, praticado pelos antigos Hebreus, por cremação total de um animal. E Holocausto é matar uma vítima e queimar o corpo dela até que restem apenas as cinzas. Muitos estudiosos interpretam este texto, como esta escrito, Jefté sacrificou sua flha.

Outra interpretação:

Muitos estudiosos querem dizer que a passagem fala como se fosse só o sacrifício da virgindade da moça. Considerando desta forma dizemos que Deus não aceitou sacrifício algum. Jefté fez um voto a Deus e decidiu cumpri-lo pois, segundo a lei de Moisés, aquele que se dirigisse a Deus e lhe fizesse um voto, deveria cumpri-lo. Jefté foi imprudente ao fazer tal voto condenou a sua própria filha a viver uma vida de celibato para o resto de sua vida. Jefté não matou a sua filha. a filha de Jefté foi apenas condenada a viver uma vida celibatária até a sua morte. Permaneceu virgem para sempre. Os que pensam assim concluem que não houve sacrifício humano!!!

Concluindo ainda lembramos que muito estudiosos se apegam a conjunção “e”, do versículo e que poderia ser “ou”. Assim a tradução seria “ou” se dedicaria ao Senhor, “ou” seria oferecida em holocausto. Isto até pode explicar, mas ainda assim não parece ser algo correto que alguém ofereça a vida de outra pessoa a DEUS, quando seguir a DEUS deveria ser um ato de livre arbítrio. Eu aceito como a melhor interpretação para este voto a compreensão da segunda interpretação assim penso em ser correto entender como que Jefté deu sua filha a Deus para que ela service só a ele, pois Deus nunca aceitaria holocausto de seres humanos feitos a sua imagem e semelhança.

12741 visitas

67 comentários

Postar um comentário

  • cassia (Maracanaú) - 29/08/2014

    Bem ele fez uma promeca a deus sem pensa ,e o compri pela sua fe .foi taltamente diferente de Abrão pois foi o senhor q pediu para ele fazer o sacrifio, não ele mesmo q o prometeu.mas a palavra do senhor diz cuidado com o que promete a deus pois deus ira querelo recebe pois não foi o senhor que pediu foi você mesmo q o ofereceo. Amem espero esclarecido agums fatos.

  • joel fernandes frederico (Botucatu) - 13/08/2014

    Quanto O Eterno repreendeu os Sacerdotes e Escribas, através do Profeta Jeremias; 8;8, desde quando as Escrituras vinham sendo adulteradas? será que o inimigo não vinha mudando a história afim de justificar as matanças feitas supostamente por ordem de Deus? Quando ELE disse; Não Matarás,... Não vos vingueis a vos mesmos... Eu sou o vingador? Hoje ainda muitos cometem crimes, dizendo ter ouvido a voz de deus sim deve ser do deus deste mundo, como nas conquistas pelos Hebreus´Israelitas, matança de cidades inteiras, ...

  • joel fernandes frederico (Botucatu) - 13/08/2014

    Quanto O Eterno repreendeu os Sacerdotes e Escribas, através do Profeta Jeremias; 8;8, desde quando as Escrituras vinham sendo adulteradas? será que o inimigo não vinha mudando a história afim de justificar as matanças feitas supostamente por ordem de Deus? Quando ELE disse; Não Matarás,... Não vos vingueis a vos mesmos... Eu sou o vingador?

  • Daniel ferreira (Brasilia) - 29/04/2014

    observei que a discurção central gira em torno da questão: Deus recebeu ou não o sacrifício de Jeftè. Mas enfim qual è a conclusão ?

  • marcelo santos menezes (goiania) - 23/04/2014

    muito bom este texto da bíblia eu tinha duvida sobre este texto quando eu vir ou que estava escrito ali fiquei emocionado com a coragens de homem de muita fé em Deus

  • CARLA SALDANHA (MINAS GERAIS) - 28/03/2014

    O VOTO QUE JEFTE FEZ NÃO FOI A MORTE DE SUA FILHA, E SIM A SERVIR O SENHOR SEM CONHECER NENHUM VARÃO. EM J. 11 V 39 FALA O PRIMEIRO É SE ELE ENCONTRA-SE UM ANIMAL AI SIM ELE FARIA O HOLOCAUSTO. ASSIM DIZ : ELA JAMAIS FOI POSSUIDA POR VARÃO. PORQUE NAQUELA ÉPOCA NÃO PODIA FAZER SACRÍFICIO HUMANO DEUT. DIZ SOBRE ISSO. MEMÓRIA NO V.40 É PORQUE NUNCA NA HISTÓRIA HOUVE ALGO PARECIDO, ENTÃO AS JOVENS COMEMORA ESTE DIA ATÉ OS DIAS DE HOJE COMO DE COSTUME EM ISRAEL. ENTÃO NÃO HOUVE, JEFTE SO RASGOU AS VESTES PORQUE ...

  • cristiane (Belo Horizonte) - 28/03/2014

    A verdade que todos tiram suas conclusão sobre se a filha de Jefté morreu ou não. Mas o texto não fala sobre a morte, fala sobre o voto tolo que Jefté fez. Se Deus ja havia dito que ele seria vitorioso, para que fazer voto. Agora a biblia fala de um Deus misericordioso, e perdoador. Ninguém sabe o que verdadeiramente aconteceu, agora se ele sacrificou a filha ele é bem frio, porque qualquer pessoa pediria a Deus para poder voltar a atrás, eu seria uma delas.

  • Pr.orly silva (Blumenau) - 05/03/2014

    Pergunta não resposta é claro,lógico,visível ,que a filha de jefte viveu sua vida ao dispor de Deus vviveu morreu ao serviço a disposição e santidade ao senhor Deus nao dando sonho , futuro, , , eerdade , continuidade a familia do sr, jefte sendo assim ela foi entregue,doada,como se fosse uma escrava da orelha furada pra sempre de seu senhor e isto Www.ultimotoquedefogo.com.br

  • Ralf (belo horizonte) - 08/02/2014

    A confusão aqui ocorre por uma interpretação equivocada da palavra "holocausto" e desconhecimento da lei mosaica. Holocausto significa "dedicação completa" ou "por inteiro". Nos casos dos sacrifícios dos animais queimados ao senhor, em todos eles uma parte não era queimada ficando para o sacerdote, a exceção é o holocausto onde "todo" o animal era queimado. No caso de animais impuros, a lei é clara quando diz que tais animais não seriam queimados, podendo ser resgatados por outros animais, assim também se dava com ...

  • Carlos (Rio) - 24/01/2014

    É exatamente isso, Arnaldo. E essa caracterização do deus Javé não precisa ser ensinada, ela é percebida diretamente da leitura dos textos bíblicos. Salmo 137:9 que o diga! Mas não é só Javé: lembra quantos porcos Jesus - o deus do "Me aceita ou te destruo" - precisou matar para exorcizar o Legião de um único homem? 2000 porcos! Prá que matar tanto porco? Não podia mandar o demônio diretamente para o quinto dos infernos? Acho que Jesus tinha um desejo reprimido de sacrificar e realizou esse desejo nos porcos... Doi...

  • Adailton (São José) - 23/01/2014

    Arnaldo (Marília), leia Os 6,6 e verá que não é assim como te ensinaram!

  • Arnaldo (Marília) - 23/01/2014

    Não há nada para interpretar, Javé se apresenta como um \"deus\" mesquinho, vingativo, invejoso. Aceita sim sacrifícios, seja animal, humano, cereal. Por qualquer coisa esse deus mata, maltrata, castiga e persegue. É um deus colérico. Jefté, para vencer uma batalha não ponderou as consequências de seu medo da derrota, e por consequência, com medo do deus terrível e vingativo que é javé, ele preferiu imolar sua filha. A mitologia judaica está repleta de exemplos de quão vingativo é esse deus, que por puro medo eles...

  • Gilberto (Rio) - 21/01/2014

    De fato, Vera, Deus trocou o castigo da fome pala morte dos 7 homens: gostava de sacrifícios, inclusive de humanos! Mas, além dessa constatação, o episódio serve ainda para ilustrar como funciona a justiço divina: Deus enviou a fome porque estava insatisfeito com a matança não autorizada de gibeonitas promovida por Saul. Ora, o justo não seria que Deus deixasse apenas o Saul com fome? Os sete enforcados mais os que passaram três anos de fome tinham o que a ver com os atos de Saul?

  • Erivaldo (Salvador) - 21/01/2014

    Ta dificil assim, pessoa hoje se comparando com os acontecimentos a um POVO, a uma DISPENSAÇAO etc.. isso seria falta de entendomento se nao fosse ignorancia.

  • Vera (Belém) - 21/01/2014

    Muitos cristãos têm dificuldade em acreditar no que está escrito: Jefté e Deus negociaram o êxito de Jefté na batalha em troca de um sacrifício na modalidade de holocausto (a vítima vira fumaça). O acordo foi cumprido: Jefté venceu a batalha e sacrificou a filha: nada demais! A história só ficou dramática porque a vítima foi a filha do Jefté, fosse uma escrava qualquer isso não rendia. Vejam em 2 Samuel 21: Deus aceita o enforcamento de sete homens como forma dEle cessar a fome de três anos! O que foram esses enfor...

  • Carlinhos (Dourados - MS) - 21/01/2014

    Esse texto só tem uma interpretação. Só que eu não sei qual é. Acho que houve falhas na tradução do original, assim eu gostaria de saber a opinião de algum rabino sobre o assunto. Os cristãos evangélicos são muito cheios da razão e às vezes, fazem culto à burrice.

  • Gildo (Salvador) - 04/11/2013

    Claro que a moça foi elevada aos céus... na forma de fumaça! Na modalidade holocausto, a oferenda é totalmente queimada, vira fumaça. E assim deve ser, pois como sabemos, lá do Gênesis, Deus gosta do "suave cheiro da fumaça" das suas oferendas. Ou gostava, parece que, de tanto cheirar fumaça dos holocaustos, enjoou!

  • jairo carioca (rio de janeiro) - 04/11/2013

    Muitos se prendem ao significado da partícula \"e\" talvez significando \"ou\". A tradução da palavra holocausto é que se encontra errado. Os radicais das palavras elevar e holocausto no hebraico são os mesmos. Assim a moça foi \"elevada\" em holocausto e não sacrificada. Melhor compreensão, visitem meu site: www.jairocarioca.com.br

  • Manoel (São Carlos) - 19/09/2013

    Nesse caso, a filha de Jefté era um animal OU "holocausto" significa servir a Deus por toda sua vida. As duas hipóteses são igualmente absurdas: A filha do Jefté virou cinzas! É isso que está escrito no texto bíblico.

  • André Melo (Belém) - 19/09/2013

    Acredito mais na terceira opção. Tradução errada do texto original. O texto no site a seguir explica com muita clareza que poderia ser um sacrifício de um animal OU de uma pessoa para servir a Deus por toda a sua vida. http://www.jba.gr/Portuguese/Jeft%C3%A9-na-verdade-sacrificou-sua-filha-Uma-an%C3%A1lise-de-Ju%C3%ADzes-11-31.htm

  • Andraws (São Paulo) - 14/08/2013

    A comparação entre Deus e Jefté se limita à crueldade de enviar os filhos ao sacrifício: ambos o fizeram! Os métodos e motivos são irrelevantes.

  • J. Negrão (Belém) - 14/08/2013

    Deus não pode ser comparado a Jefté, pois Jesus não foi queimado, como ocorre nos holocaustos, Ele entregou a sua vida por nós, derramou seu sangue (sua vida). Deus jamais aceitou o sacrifício de Jefté, pois como diz acima em Dt 12.31 Deus não aceita tal tipo de sacrifício. Em levítico encontramos quais e como eram feitos os sacrifícios. É importante lembrarmos que Jefté foi mandado embora do meio de seus irmãos por ser filho de uma prostituta e habitou em Tobe (Principado arameu que se situava no nordeste do terri...

  • Andraws (São Paulo) - 12/08/2013

    Concordo: sacrifício humano não é pouca coisa. Na Bíblia, somente Deus se iguala a Jefté: também ofereceu seu filho em sacrifício. Mas, voltando a Jefté, de onde vem a informação de que Deus não teria aceitado tal sacrifício?

  • Célia (São Paulo) - 12/08/2013

    Porque não foi um fracasso familiar qualquer: ele sacrificou a própria filha em troca de uma vitória numa batalha! E com a permissão de Deus, que poderia ter impedido se assim o quisesse. Portanto, Jefté não é lembrado por coisa miúda: sacrifício humano, mesmo naquela época, não é coisa miúda.

  • Geisme (São Paulo ) - 12/08/2013

    Deus permitiu mais não aceitou! Se o livre arbítrio fosse dado por Deus apenas quando estivéssemos certos, não seria livre. O texto acima esta muito mal escrito e fundamentado, desculpe-me o autor! por que não citou os versiculos do texto que citam que as amigas da filha de Jefté, todos os anos paravam por quatro dias em sua memória? Por que não citou que Jefté ao ver sua filha vindo ao seu encontro dançando ao som de tambores, rasgou suas vestes? Por que eles reforçam que houve morte sim! Por que a menina ficou ...

  • Raimundo Gonçalves (BSB) - 30/07/2013

    O que posso dizer é concordar com a palavra de Deus...Deus não é assassino,mais é justiça...Conculindo-se que Jefté sacrificou a servir a sua filha na casa do Senhor toda sua vida.

  • Romualdo (Mairiporã) - 09/07/2013

    A PAZ DO SENHOR! Queridos, eu também acreito que Jetfé tenha oferecido a sua filha em holocausto, embora, também tenha certeza que Jetfé era um conhecedor das Leis dadas a Moises por DEUS, e também acredito que naquele momento, antes da batalha, Jetfé em seu desepero e temor, de uma derrota, fez um voto tolo ao Senhor, sem medir a consequência do que disserá a Ele. Lembrando que uma das Leis é "Não Mataras" Jetfé não foi cuidadoso na sua oferta e vou mais além, Deus permitul que Satanás tentasse contra Jó, embo...

  • José Marques (Itu SP) - 22/05/2013

    na virgindade continua da filha de Jefté, acabou-se a sua descendência.

  • Márcio (Rio) - 17/05/2013

    No caso de Davi, era de se esperar: ele era um queridinho de Deus, aí bem que podiaadulterar a vontade.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Souza, porque voce não vai ler a biblia, e para de ficar lendo a biblia dos CÉTICOS? O Souza está sendo EMPRENHADO pela biblia dos CÉTICOS. Agora eu entendo esse SOUZA. Voce é cômico, divertido mesmo, legal.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Souza, voce nunca cometeu um pecado? Souza, voce não comete pecado? Souza, a Biblia é um LIVRO que contem as palavras de DEUS, más tambem contém as palavras dos homens, contém os pecados dos homens, contem a maldade de SATANÁS, SOUZA, aprende a ler a Biblia, Souza, isso é de uma infantilidade tremenda, acredito que não estamos lidando com crianças, não se faça de bobo, Souza, qual é o homem que não pecou? Souza, homens pecam, sabia disso? Porque ficar criticando a Biblia com coisas de facil entendimento que até uma...

  • Souza (São Paulo) - 17/05/2013

    Vai-se entender?! O Jefté, mesmo tendo sacrificado a filha em HOLOCAUSTO (=queimou-a sem deixar restos), é colocado lá no Hebreus 11, na "Galeria dos Heroes". Ao lado de vários outros, inclusive do adúltero DAVI.

  • Erivaldo (Salvador) - 17/05/2013

    Pelo AMOR de DEUS! Não está faltando em voces o conhecimento de DEUS? Deus pediu algum SACRIFICIO? Deus mandou JEFTÉ fazer algum voto? Porque VOCES não tomam vergonha e vão se converter dos seus maus comentários a respeito de DEUS? DEUS não mandou JEFTÉ fazer voto nenhum, asim como DEUS fez totalmente o CONTRÁRIO com ABRAÃO- DEUS pediu o filho de ABRAÃO para sacrificio CERTO? Eu pergunto a voces- ABRAÃO cumpriu? DEUS deixou ABRAÃO cumprir o sacrificio? O que DEUS fez? Então porque voces não comentam sobre esse sacr...

  • Fadinha Bela (Cubatão) - 17/05/2013

    TEM QUE SER UM GRANDE IMBECÍL PARA CONCORDAR COM UM ABSURDO DESTE E ACHAR QUE FOI JUSTO, OU QUE DEUS PODE PQ É DEUS OU POR QUALQUER OUTRO MOTIVO....AFFFFF

  • Carlos (São Paulo) - 08/05/2013

    Realmente concordo contigo Alex. A moça deu uma prova de respeito ao pai e a Deus: concordou sem reclamar em ser oferecida em HOLOCAUSTO (= queimada sem deixar restos). Lamentou apenas o fato de virar fumaça sem ter, antes, conhecido varão. Claro, se não fosse virgem, talvez Deus tivesse liberado Jefté do voto de HOLOCAUSTO....

  • alex (valihos) - 08/05/2013

    fico com a 2º ideia, o texto é claro em dizer "pai cumpra em mim o seu voto, deixe penas eu lametar a minha virgindade" e depois de 2 meses v.39 "o pai cumpriu o voto e ELA NÃO CONHECEU VARÃO. Bela reflexão!

  • Felipe (Araçatuba) - 03/05/2013

    O texto bíblico que narra esse holocausto é por demais claro! Basta saber ler para entender que o voto foi de HOLOCAUSTO, que a oferenda, por acaso, foi a filha de Jefté e que o HOLOCAUSTO foi cumprido!

  • paulo (maringa,pr) - 03/05/2013

    E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita. eu acho que ela foi sacrificada,não porque Deus pediu,foi jefté que ofereceu,leia o vs 39 de juizes 11,e porque de ano em ano as filhas de israel iam lamentar,lamentar o que? a virgindade da moça?

  • celso (bungu-jr) - 03/05/2013

    observe como se erra em testos biblicos e faz com que o sentido da palavra seja mudada, em mat,28 jesus disse batizando-os em nome do pai e do filho e do espirito santo,se for ao pé da letra você vai sitar as palavras que jesus falou,veja o cursso do entendimento,atos 2 v 38 arrepenei-vos e seja batizado em nome de jesus.só para entender o sacrificio da filha de jafté. a paz

  • celso (bungu-jr) - 03/05/2013

    fico a segunda resposta porque Deus não se agrada de sacrificios humano.

  • Renencio Rodrigues Neto (Porto Alegre) - 26/04/2013

    Gostaria qual a resposta mais aproximada de que escreveu a carta aos Hebreus, e o que vem a ser um fariseu?

  • Bel (Brasília) - 26/04/2013

    Mais uma desinformada, para quem HOLOCAUSTO significa conservar virgindade!!!! A filha de Jefté não fez sacrifício algum. A filha de Jefté foi oferecida a Deus em sacrifício de HOLOCAUSTO: virou cinzas, enquanto sua fumaça chegava até Deus!

  • Débora (RJ) - 26/04/2013

    A Paz do Senhor!!! O Sacrificio o qual a filha de Jefté teve de fazer por causa do voto feito por seu pai ao Senhor, foi o de servir somente ao Senhor conservando sua virgindade e verdadeiramente vivendo somente para o Senhor, sem ter varão e filhos! Fiquem na paz do Senhor JEsus!

  • VICENTE (VÁRZEA GRANDE) - 27/01/2013

    A Paz do Sehor a todos! Por mais que a Bíblia se refira a palavra \"holocausto\" que significa queimar viva a vítima não podemos ter uma tradução literal para esse assunto ao analisarmos no contexto geral da Palavra de Deus que nos Livros de Levíticos 18.21 e 20.2-5 e Deuteronomio 12.31 - 18.10-12, são textos enfáticos com relação à pratica de sacrifícios humanos chamados de atos ABOMINÁVEIS ao SENHOR. esses textos são bem anteriores ao do livro de Juízes e seria uma atitude reprovada por Deus pois estaria cont...

  • Magno (Salvador) - 07/01/2013

    Graça e paz! Se vcs pegarem uma bíblia com a nova tradução na linguagem de hoje, não terão nenhuma duvida que ela foi morta! Isso é bem claro.

  • andre de paula (sao paulo) - 21/09/2012

    MEUS QUERIDOS IRMAOS JAMAIS DEUS QUER SACRIFICIO DE UM SER HUMANO LEMBRA O QUE DEUS DISSE PRA MOSEIS QUE ELE NAO RECEBE SACRIFICIO DE SER HUMANO E JEFTÉ E DA LINHAGEM DE MOSEIS ELE TEVE TODAS INSTRUÇAO DA SUA GERAÇAO SE FOSSE A SIM SUICIDIO SERIA TAMBEM COMO SACRIFICIO LONGE DE NOIS ELE FICOU RESTO DA SUA VIDA NA CASA DE DEUS

  • Paulo Gomes (Belo Horizonte) - 27/08/2012

    Amados, a paz do Senhor Jesus. É evidente que Deus não permitiria holocausto humano. Deus tem prazer na vida e na dedicação ao serviço Seu!Creio no segundo comentário, que a filha de Jefté chorou por não poder ter filhos no futuro, nem casar-se, que era o sonho e a honra de uma mulher! Que Deus abençoe a cada um poderosamente!

  • Santos (Armação) - 19/08/2012

    Bem a gente opta por dizer aquilo que se quer não é assim!mas a biblia o que diz ai é inegavel a filha de jefté foi sem duvida morta e oferecida em sacrificio a Deus. Ele prometeu que o primeiro que saisse da sua casa seria oferecido em sacrificio, será que pensou nalgum criado! não pensou que tinha esposa e filha! leiam com atenção o 37.38-39 e 40 ela retornou a seu pai, e ele cumpriu seu voto que fizera referente a ela. As mulheres de Israel iam todos anos para o monte, isto é onde ela foi morta chorar a filh...

  • fabio (seropedica) - 31/05/2012

    È óbvio q Jefté sacrificou a filha,Deus não teve nada e ver com isso pois o voto foi de Jefté.Jesus éra humano e foi sacrificsdo psrs q nós podecemos oferecer un sacrificio vivo como dis Paulo.Pegar uma carta escrita na novo testamento para justificar a ação de Jefté é o mesmo q usar un texto sem o devido contexto.Resumindo esse ato de Jefté não muda en nada o carater do Senhor,porén nos ensina a pençarmos antes de oferecermos un voto a Deus...

  • jairo Fortunato (Niteroi RJ) - 27/05/2012

    O maior sacrificio humano foi Deus da o seu unico filho pelos nossos pecados .Desde então ñ se faz maiz sacrificio humano apaz do senhor para todos

  • kelly ferreira (cachoeiras de macacu) - 19/01/2012

    Eu lí esta página e realmente estava com Dúvidas, mas a uma razão para a conclusão do versículo 39"O qual cumpriu nela o seu voto...e ela não conheceu varão.

  • JESSON SANTOS (SANTARÉM) - 30/11/2011

    É claro que Deus não aceita sacrifícios humanos, isso é absurdo, o acontecimento foi um teste a fidelidade de Jefté que ficou sem descendência: Antes de partir para a guerra, ele fez um voto ao Senhor; caso ele retornasse para casa vitorioso, o primeiro ser que saísse pela porta de sua casa, ao seu encontro, seria oferecido em holocausto ao Senhor. Ele voltou vitorioso, mas quem saiu ao seu encontro foi sua filha única, cujo relato bíblico afirma que ela não conheceu homem (ter relações íntimas) (Juízes 11:39). Jef...

  • Cadu (Recife/PE) - 24/06/2011

    Concordo quando o sacrificio tenha sido o celibato da filha de Jefté. Quer sacrificio mais duro e dificil para quem só tinha um filho, do sexo feminino e que não poderia lhe dar descendentes? E um grande sacrificio sim, comparado ao um holocaustro, o corpo de fato morre .. sem contar que o final do texto é bem claro .... " e a moça não conheceu varão"...Graça e paz do Senhor Jesus a todos.

  • levita yerudiktus (Rio de Janeiro) - 03/04/2011

    Olá, Os Evangélicos que imaginam que a filha de Jefté, foi imolada,edefendem isso,erram, por duas razões; (1)tentam dar uma interpletação particular do assunto.(2) fogem,ao conhecimento da excegese do assunto;SE A FILHA DE JÉFTÉ FOSSE IMOLADA MUITO MAIS O SERIA, ISAQUE QUE ERA A PREFIGURAÇÃO (plena) DO SACRIFICIO DE NOSSO SENHOR. (\"

  • simeia (barcelona) - 01/04/2011

    a paz! irmaos, na minha humilde opiniao e com meu pouco conhecimento tenho claro o seguinte Deus jamais aceitaria tal coisa, o sacrifio de um humano.Ele nao se contradis Ele nao é homem pra isso. eu acredito claramente que o que foi sacrificado foi a virgindade de sua filha e nao sua vida. Nao podemos esquecer que infelismente a biblia esta sendo traduzidade a sentenas e sentenas de anos e nestas traduçoe sempre se perde algo

  • Felipe (Bhzt) - 22/03/2011

    queridos, acho que saímos do foco do texto. Estamos preocupados demais se Deus aceitaria ou não uma vida humana em holocausto. Precisamos lembrar que todo holocausto era tipológico e apontava para Cristo. Deus nao tem prazer na carne, mas naquilo que o sacrifício aponto: Cristo, sacrificado por nossos pecados. Outro ponto é que, se Jefté foi aceito por Deus, isto se deu independente de suas obras, sejam boas ou mas, mas deu-se por sua Fe. Esta é a tônica em Hebreus, onde os heróis são heróis da FE, ou melhor, pór c...

  • Hoozemberg Sena de Oliveira (João Pessoa, PB) - 05/03/2011

    Estudei em detalhes o tema. Não há como evitar a dedução resultante. A filha de Jefté foi queimada por inteiro. Ela foi o objeto concreto do voto que Deus confirmou com a vitória militar que ele, Deus, deu a Jefté. Desse texto bíblico não há escapatória lógica e essencial, sobretudo pelos seguintes versículos: \"Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado\" (Dt 21.23); “...tudo o que é votado por...

  • Pb.Marcos Marciliano (S.P, Pq.Sto Antonio) - 26/02/2011

    A Paz de Cristo queridos irmãos, creio que, o Sacrifício feito fora o de Celíbato conforme nos fala no Cap.39v39, mas estarei me aprofundando neste assunto, também creio que nosso Sr. não aceitaria um voto feito por um servo (Jefté)sem pensar, ao qual resultaria em outra pessoa e não em quem se comprometeu em pagar, talvez tenha concedido a vitória a Jefté pela misericórida e não pelo voto.

  • Daniel Alves Pena (Duque de Caxias) - 30/01/2011

    A paz para todo os amados, não pretendo trazer contendas, mas dar minha humilde contribuição neste excelente tópico. A resposta é clara e está no versículo 39. 39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem "e ela não conheceu homem;" Não existe referencia que prove a morte da virgem, nas evidencias de que ela continuou virgem. A paz a todos

  • Adonis Santos (São Paulo) - 22/01/2011

    Caros irmãos e irmãs, que a paz de Deus steja com todos voz, em nome do senhor Jesus Cristo, amém.Esta é uma questão muito difícil de ser discutida, venho estudando a bíblia a algum tempo, e ainda ñ consigo encontrar respostas satisfatórias sobre tais sacrifícios. Não da para negar que Deus Jeová ou Javé,ñ importa o nome, o Deus de Israel, e nosso único Deus, aceitava sim sacrificios humanos.Quem leu a biblia inteira e estuda sab muito bem disso, esta história de Jefté é só apenas um dos casos, na lei mosaíca os pr...

  • Pb. Tarcísio Medeiros (Natal - RN) - 08/01/2011

    Caríssimos irmãos em Cristo. A Palavra de Deus não se contradiz. Desta forma, se Deus condena o sacrifício de vidas humanas (ver Deuteronômio), jamais aceitaria como holocausto a vida da filha de Jefté. Não houve sacrifício humano, mas o sacrifício do celibato. Devemos também entender muitos textos da Bíblia são fragmentos de uma História, e só conseguimos entendê-la com a luz do Espírito Santo, que nos orienta naquilo que está "escondido". Esta é a opinião de um servo de um Deus vivo, que mudou a minha vida e...

  • Tiago S. Nascimento (São Paulo) - 04/01/2011

    Eu até gostaria de afirma e concordar com a segunda interpretação de texto, mas não dá para ignorar as verdade implícitas na palavra holocausto, que o comentarista foi muito profundo e verdadeira em sua exposição. e quanto ao fato do Deus aceitar ou não sacrifício de vida humana, é só olhar para Jesus que irão ver uma resposta clara. ou caso contrario teriam que negar a humanidade de Jesus e afirma que um Deus(Jesus) morreu por mãos humanas anulando assim a obra de Jesus(como homem) que veio cumprir aquilo que para...

  • levita-yerudiktus (Rio de Janeiro) - 23/12/2010

    Olá, A opção que resiou a filha de jefté, foi o que conhecemos por CELIBATO.Note que no texto (ela)pede um tempo para chorar sua virgindade. O que nos faz pressupor que O maior sonho de uma DONZELA que era o de ser dada por seu Pai em casamamento a um pretendente,ela agora não poderia nunca mais realizar.A filha de Jefté num magistral exemplo de abnegação abriu mão de seu maior sonho que era o de se casar.Porém em virtude do precipitado voto de seu pai (Ela havia corrido ao seu encontro) provocando-lhe, uma excla...

  • pb aristo (são gonçalo, rj.) - 17/09/2010

    irmãos: já pensou se Deus aceitasse sacrifício humano? Ele não iria contra seus próprios ensinamentos. Eu não sou homem pra mentir nem filho do homem pra se arrepender, etc.

  • maria das graças (rio de janeiro) - 15/09/2010

    eu tambem concordo com a segunda interpretaçao

  • lene (joão pessoa) - 09/09/2010

    concordo com o segundo comentario

  • lene (joão pessoa) - 09/09/2010

    concordo com o segundo comentario