Olá Osmar Neves do RS!

O terceiro selo, representado pelo cavalo preto e um cavaleiro com uma balança passamos a entender a partir do contexto de opressão em que vive os povos conquistados pelos Romanos. O texto de Apocalipse 6,6 assim se expressa:

“Ouvi então uma voz vinda do meio de quatro seres vivos que dizia: Um litro de trigo por um denário e três litros de cevada por um denário (alimento dos pobres). Quanto ao óleo e a o vinho, não causeis prejuízo”. Bíblia de Jerusalém.

Esta palavras do apocalipse mostram o arrocho a as dificuldades que vivam o povo, a vida deles está em perigo, não conseguem defender-se. O texto é claro eles precisavam trabalhar o dia inteiro para obter um litro de trigo ou 3 litros de cevada. A ganância desenfreada dos romanos provoca a violência gerando a exploração econômica. A balança na mão do cavaleiro é o símbolo da opressão romano através dos impostos. A pergunta cada vez mais se repete: Quem poderá sobreviver a tudo isto? O texto mostra o poder que a balança tem para os exploradores romanos. Mas vozes proféticas como a do apostolo João começam aparecer para desmascarar este poder da balança, que traz fome e destruição. É a voz que vem do meio dos quatro seres vivos. Estes quatro seres vivente podemos dizer que representam o cosmos, em outras palavras as quatro regiões da terra: Norte, Sul, Leste e Oeste. Se falando em Império Romano se diz de toda a sua extensão geográfica. Cada região da terra dominava pelas forças do Império Romano tem algo a dizer de sua bestialidade.

Consulta:

RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996, Pág. 58-61.

Imagem dos cavaleiros do Apocalipse.