Acredito que essa sua afirmação seja verdadeira para algumas passagens da Bíbila. Para outras, por exemplo, certas passagens da vida de Jesus, resulta muito fácil tirar uma mensagem para a própria vida.

Realmente há textos bíblicos difíceis de entender. Inclusive não é comum ouvir perguntas sobre por que certos textos estão na Bíblia. Outro dia, por exemplo, um amigo perguntou que sentido tem alguns textos de Números, que falam detalhadamente, por exemplo, das disposições sobre os sacrifícios praticados no Templo. Concordo que são textos de difícil leitura, mas não está correto dizer que são inúteis.

Indico 3 atitudes que podem ajudar a meditar a sua questão.

1. Acredito que o leitor da Bíblia deve ter consciência que, mesmo sendo Palavra de Deus, a Bíblia é um livro escrito há mais de 2 mil anos atrás, com uma linguagem muito diferente da nossa, que conta histórias contextualizadas em ambientes que não conseguimos reproduzir com nossas categorias culturais. Por isso não é fácil de entender o que lemos. Uma boa leitura da Bíblia supõe estudo, leitura de introduções.

2. Uma coisa muito básica, mas que pode ajudar bastante, é ter uma boa edição da Bíblia. A maioria das bíblias que o povo tem em mãos não traz nenhuma introdução, nenhuma nota de rodapé. Invés, são elementos que ajudam muito a entender o texto. Esse detalhe é importante ter presente no momento de comprar uma bíblia. Dê previlégio a uma versão com notas, com introduções!

3. Se você não teve oportunidade de estudar de forma acadêmica a Bíblia, não comece lendo a Bíblia do início até o fim, pois poderá lhe causar confusão. É muito melhor seguir uma leitura escolhendo textos mais significativos e de fácil entendimento. Como já indicado em uma resposta no site, poderia seguir esses conselhos:

Antigo Testamento: começaria do Gênesis, depois o Êxodo (deixando de lado os últimos capítulos que falam, sobretudo de leis), Josué e Juízes. Sugiro, em seguida, de ler os belos livrinhos de Rute, Ester, Tobias e os dois livros de Samuel.
Entre os profetas se pode ler Oséias.
Por fim a poesia do Cântico dos Cânticos e as orações dos Salmos.
Novo Testamento: leia um Evangelho. O mais curto (e mais antigo) é aquele de Marcos. E, entre os textos de narração do Novo Testamento, os Atos dos Apóstolos. A ordem não importa.
Depois dessa leitura, siga o seu interesse e leia os outros textos.