Na primeira carta de Paulo a Timóteo, em 2,9-14 há um texto que provoca muita confusão nas pessoas que lêem e, muitas vezes, se traduzem em regras de comportamento erradas, tais como a imposição às mulheres de certas restrições em relação ao vestir-se e ao comportar-se na igreja. Ao mesmo tempo esse texto  é usado por muitos para definir Paulo como um misógeno,  inimigo das mulheres.

O texto diz:

9 Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso; 10 pelo contrário, enfeitem-se com boas obras, como convém a mulheres que dizem ser piedosas. 11 Durante a instrução, a mulher deve ficar em silêncio, com toda a submissão. 12 Eu não permito que a mulher ensine ou domine o homem. Portanto, que ela conserve o silêncio. 13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou. 15 Entretanto, ela será salva pela sua maternidade, desde que permaneça com modéstia na fé, no amor e na santidade.

 

Como entender essa passagem?

Para entender essa perícope é necessário considerar dois aspectos.

1. Quando tentamos entender o pensamento de Paulo sobre as mulheres é necessário ler as suas cartas como um todo. Nelas Paulo não despreza as mulheres, mas, ao contrário, confia nelas, coloca-as ao centro, dando a elas importantes tarefas de animação comunitária.

2. Precisa entender os versículos acima dentro do contexto exortativo e defensivo das cartas pastorais (1Timóteo, 2Timóteo e carta a Tito). Há uma situação sócio-eclesial nova: a igreja deve confrontar-se com heresias que nascem. Nessa nova situação, é chamada a atenção das mulheres que exageram em seus comportamentos, mas também de todos aqueles que se afastam da reta doutrina.

Você pode ler mais sobre as regras de comportamento, principalmente aquelas impostas às mulheres, consultando essa lista de respostas.