Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Jesus teve irmãos de sangue? Maria teve filhos depois de Jesus?

Pergunta de Marcio Moura, Curitiba
Resposta de Luiz da Rosa, em 17/03/2011


Leia mais sobre Parentes de Jesus Jesus

È uma velha questão, que muitas vezes é tema de nossas discussões, sobretudo por que convivemos com pessoas com diferentes opiniões sobre o assunto. Os textos do Novo Testamento mencionam literalmente os “irmãos de Jesus”, que são Tiago, José, Judas e Simão (Mc 6,3; Mt 13,55). Fala-se também de irmãs de Jesus, mas não têm um nome nos Evangelhos. Existe, porém, um grande debate sobre o que significa a palavra ‘irmãos’ (adelfoi, em grego). A questão tem como pano de fundo o dogma da Igreja Católica, que desde o Concílio Lateranense, no VII século, afirma a virgindade de Maria, a mãe de Jesus. Se Maria continuou virgem também depois de ter dado à luz Jesus, não pode ter tido outros filhos. A controvérsia, portanto, é influenciada de modo decisivo pela posição dotrinal das várias igrejas. Em geral se pode dizer que para os protestantes Jesus teve irmãos, invés para os católicos ele teve primos.

Vejamos primeiro de tudo os dados objetivos, mencionando as passagens bíblicas onde aparece a expressão “irmãos de Jesus”.
1. Mc 3,20-21.31-35: a mãe de Jesus, os seus irmãos e irmãs vêm encontrar Jesus, pois creêm que tenha enlouquecido. Jesus invés redifine o conceito de família.
2. Mc 6,3-5: as pessoas se perguntam sobre a origem do comportamento de Jesus (de onde?), invés os seus conterrâneos sabem bem de onde ele vem: conhecem os seus irmãos e sua mãe por nome e as irmãs estão entre eles.
3. Jo 2,12, depois das bodas de Canã, diz que Jesus se encontra em Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Em Jo 7,3.5.10 se sublinha a distância que existe entre Jesus e seus irmãos: não são do mesmo mundo.
4. Nos Atos e em Paulo os irmãos de Jesus aparecem como membros importantes da primeira comunidade cristã. Atos 1,14 conta que entre os membros da comunidade de Jerusalém estavam a mãe e os irmãos de Jesus. Em 1Cor 9,5 os irmãos do Senhor são colocados entre os apóstolos e Cefas, como líderes da comunidade cristã. Em Gálatas 1,19 é lembrada a visita de Paulo a Jerusalém, onde, além de Cefas, encontrou Tiago, o irmão do Senhor.

É importante sublinhar, repetindo, que o termo grego usado nessas passagens é ‘adelfós’, que literalmente significa ‘irmão’. Todavia esse dado não basta para abaixar a poeira. Existe, de fato, diversas explicações sobre a expressão. Elencamos algumas.

1. Primos por parte de pai
Essa tese se baseia no trabalho de Eusébio de Cesaréia. De acordo com esse padre da igreja, os irmãos de Jesus podem ser identificados com os filhos de Alfeu-Cleofas, tio paterno de Jesus, e sua esposa, Maria de Cleófas. Portanto ‘adelfós’ significaria primo de primeiro grau. Os defensores de tal tese dizem que não se trata de argumentos a posteriori, que tentam defender o dogma da igreja católica, mas conseqüência da aplicação do método histórico-crítico.
Quem sustenta atualmente essa tese são os católicos. Porém o defensor clássico é Gerônimo, autor da Vulgata, que, respondendo a Elvídio, que dizia que or ‘irmãos’ eram ‘irmãos carnais’, diz: “Tiago, chamado irmão do Senhor, chamado o Justo, alguns dizem que era filho de José com uma outra mulher, mas creio ser filho de Maria, irmã da mãe do Nosso Senhor, de quem João fala no seu Evangelho”. Em linhas gerais se pode dizer que também Lutero defendia essa tese. Lemos, em Sermão sobre João: “Cristo foi o único filho de Maria, e a virgem Maria não teve outros filhos além dele. ‘Irmãos’ significa na realidade ‘primos’, pois as Sagradas Estrituras e os judeus chamam sempre irmãos os primos... Cristo, o nosso salvador, foi o fruto real e natural do seio virgem de Maria... Isso aconteceu sem a cooperação do homem e Maria continuou virgem também depois”. Também Calvino escreve: “Segundo o costume judeu, chamam-se irmãos todos os parentes. Contudo Elvídio foi ignorante quando disse que Maria teve diversos filhos por que em algum lugar se menciona ‘irmãos de Cristo’” (Comentário a Mateus, 13.55).
Os críticos dessa teoria são sobretudo o os protestantes que, diferente de Lutero e Calvino, intendem ‘adelfós’ como ‘irmão’ no sentido carnal e não ‘primo’.

2. Primos por parte de pai e de mãe
É uma tese do exegeta alemão Josef Blinzler. Ele diz que Tiago e José são filhos da irmã da mãe de Maria, que também se chama Maria; Invés Simão e Judas são filhos de Cleofas, irmão de José esposo de Maria, e de Maria de Cleofas. Ele baseia sua teoria no texto de João 19,25, que distingue a irmã de Maria de Maria de Cleofas. Outros difensores dessa tese são Rinaldo Fabris e Vittorio Messori. Mas a tese não é muito clara, visto que não é assim tão fácil distinguir duas Marias em João 19,25.

3. Irmãos carnais
É a tese que nasceu com o bispo ariano de Milão, Elvídio, no IV século. Ele defendeu a superioridade do casamento em relação ao voto de castidade. Para sustentar a sua teoria disse que também Maria tinha vivido com José e tinha tido outros filhos depois do nascimento de Jesus.
Essa posição é sustentada pelos protestantes. Essa visão é contestada pelos católicos, cristãos ortodoxos e também pelos muçulmanos, que seguem o que é escrito no Corão.

4. Irmãos adquiridos
É a teoria do evangelho apócrito de Tiago, segundo o qual José, quando se casou com Maria, tinha outros filhos, de um casamento anterior. Outros escritores clássicos defentem essa tese: Clemente de Alexandria, Origenes, Eusébio, Hilário de Poitiers, Ambrosiaster, Gregório de Nisa, Epifânio, Ambrósio, Cirilo de Alexandria. Hoje sobretudo os ortodoxos concordam com essa visão, mas também o adventista Angel Manuel Rodríguez.

5. Colaboladores
A escola exegética de Madri defende que os atuais textos gregos do Novo Testamento se baseiam em textos em aramaico e analisando os textos em questão dizem que ‘irmãos de Jesus’ indica na verdade aquele que colaboravam, ou seja, os apóstolos e outros discípulos que o seguiam. Do mesmo modo que a ‘irmã da mãe de Jesus’ seria também ela uma mulher que acompanhava Maria.

Para organizar a nossa apresentação, digamos que existem duas teorias: uma que diz que ‘adelfós’ significa irmão carnal e outra que retém que seja primo.

Argumentos favoráveis a “irmãos”
• Etimologicamente adelfós (plural = adelfoi) significa co-uterino, ou seja, filho da mesma mãe.
• Mt 1,24;24 diz: “José (...) recebeu em casa sua mulher. Mas não a conheceu até o dia em que ela deu à luz um filho.” ‘Conhecer’, na Bíblia, significa ter relações sexuais. O texto bíblico em si não exclui que depois do nascimento de Jesus Maria tenha tido outros filhos.
• Lucas 2,7 diz que Maria deu à luz o seu filho primogênito. Se Maria não tivesse tido outros filhos Lucas poderia ter usado ‘unigênito’.
• Se os irmãos fossem primos a Bíblia teria usada a palavra grega ‘anepsios’ e não ‘adelfos’.
• Mc 3,21 e Jo 7,5 afirmam que os irmãos não tinham fé em Jesus. Desse modo não podem serem identificados com os apóstolos ou colaboradores do Senhor.

Argumentos favoráveis a “primos”
• A palavra adelfós tem um campo semântico que não se limita à ligação com a mãe, mas pode normalmente significar também irmão só por parte de pai. Além disso o grego do novo testamento é uma língua influenciada pelo pensamento semítico dos seus autores. Quando o escritor escreve em grego está, na verdade, pensando em hebraico-aramaico. Portanto quando ele usa ‘adelfós’ está efetivamente usando o vocábulo hebraico-aramaico ‘ah’. Esse termo, na sua língua, não significa só irmão, mas todo grau de afetividade ou parentesco (Conferir Gn 13,8; 29,15; Lv 10,4).
• No grego existe a palavra ‘anepsioi’ para primos, mas no grego bíblico, que é diferente daquele clássico, esse vocábulo indica um parentesco não próximo, no sentido existencial. Portanto os ‘primos’ de Jesus, visto que eram em contato com ele, não podiam ser chamados ‘anepsioi’.
• Os ‘irmãos’ de Jesus não são nunca colocados em relação com Maria e José; só Jesus é figlio de Maria e filho de José.
• O fato que Jesus é chamado primogênito e não unigênito não é importante. De fato na sociedade hebraica o primeiro filho tem um valor em si e é sempre o primogêntico, mesmo sendo filho único. Ilustra essa tese a descoberta de uma inscrição em um túmulo em Tell el-Jehudi que diz: “nas dores do parto do meu primogênito a sorte me conduziu ao fim da vida”. É claro que nesse caso o primogênito é também unigênito.

Considerações finais

O problema dos ‘irmãos de Jesus’ é sobretudo uma questão dogmática. É muito mais simples acreditar que Jesus tenha tido irmãos. Porém há outros indícios que precisam ser considerados. A palavra ‘primo’ (anèpsios) aparece uma única vez no Novo Testamento (Colossenses 4,10 – A tradução de Almeida nesse caso usa, de modo errado, ‘sobrinho’). Porém em outro livro em grego, Tobias (que não aparece na Bíblia Hebraica e, por isso, nas protestantes, mas cujo texto hebraico foi encontrado também em Qumran), os termos ‘anèpsios’ e ‘adelfós’ são usados sem distinção para significar primo ou parente em geral (cf. Tobias 7,1-4 e confrontar com Tobias 6,1). De fato alguns manuscritos em 7,4 usam anèpsios, enquanto outros usam ‘adelfós’. Além do mais, o contexto bíblico nos obriga a recordar que o conceito de família naquele tempo era muito mais largo do que o atual: fazia parte da família, como irmãos (ah em hebraico), todos os que habitava a casa (bet em hebraico), o clam familiar. Outro aspecto é a tradição. Não é decisivo, mas acreditamos seja importante. Já no segundo século não havia dúvidas sobre a relação dos “irmãos” com Jesus: não eram filhos de Maria. Esse conceito continuou vigente inclusive no tempo da Reforma, com Lutero e Calvino. Somente nos últimos tempos ele voltou a ser questionado.

Concluímos dizendo que a tradição cristã afirma que aqueles que a bíblia chama ‘irmãos de Jesus’ são na verdade seus parentes. E, do nosso ponto de vista, a Bíblia não oferece argumentos para combater essa tese, mas nos dá alguns que podem sustentá-la.

Indico, para ulterior leitura, um texto de Alessandro Lima, disponível em www.veritatis.com.br

29089 visitas

122 comentários

Postar um comentário

  • Francisco Paulo (Brasília) - 14/10/2014

    Prezados, Receber a graça de gerar um filho por vontade de Deus, é em si, uma glória somente concebida a Virgem Maria e a nenhuma outra mulher. Para que Ela fosse portadora de um evento de tal importância seria necessário não ter, de modo algum, nenhum tipo de mácula, ou seja, ser uma pessoa pura de corpo e alma caso contrário não teria tido a abençada permissão do Altíssimo. Como é de conhecimento que a nossa Mãe foi portadora de tal graça e teve duas grandes bençãos: a primeiro por ter concebido o nosso salvad...

  • Yeshua (Santo André) - 17/08/2014

    E por fim... a conclusão : a verdadeira Fé em Jesus não pode ser hibridada , pois cresce e permanece como um grao de mostarda. Acreditar que IRMAO não é IRMAO e que IRMAO é PRIMO é um conceito filosófico maçônico , isto é , não é baseado na Fé na Escritura , a Palavra Escrita de Deus. A verdadeira Fé não pode ser hibridada , tornando-se maçônica.

  • Yeshua (Santo André) - 17/08/2014

    Uma outra questão polêmica, mas igualmente importante é esta : Qual a verdadeira Igreja , a original ? A Bíblia descreve no N.T. , dependendo da tradução , os 3 nomes corretos da verdadeira Igreja : Congregação dos Nazarenos , Caminho dos Nazarenos , ou simplesmente O Caminho. Depois que em 1999 foram achados em israel os selos da Congregação dos Nazarenos , a Igreja original , que herdou de Pedro o batismo consciente no Espírito Santo , tanto pelo discurso original aos judeus quanto aos gentios. Foi c...

  • Yeshua (Santo André) - 17/08/2014

    Sim , eram realmente irmãos de sangue , conforme corretamente confirma a Escritura e a obra de Eusébio de Cesaréia : A História Eclesiástica. São fatos históricos : jesus era o 1# de uma familia de 7 ou 8 irmãos , todos gerados por Maria. Ms , a verdadeira Fé , que cresce como um grão de mostarda , isto é , não pode ser hibridada com outras crenças é este : Ele é o EU SOU que veio em carne , e retornará , pois somente Ele ressuscitou e ascendeu ao Pai. Shalom !!!!!

  • fekete (brasilia) - 20/07/2014

    ADORO ESSES DEBATES QUE NÃO NOS LEVAM A NADA, SE TINHA IRMÃO OU NÃO, É INSIGNIFICANTE, QUE ELE É O UNICO SENHOR E SALVADOR E QUE TODA A ESCRITURA TEM COMO ALVO UNICO O CRISTO E QUE SEM ELE ESTARÍAMOS PERDIDOS. O ÚNICO QUE DÁ VIDA QUE É O CAMINHO A VERDADE. ISTO É IMPORTANTE, POIS A ELE FOI DADO O PODER DE JULGAR, SERÁ ELE QUE VIRÁ E ASSENTARÁ NO TRONO DE DAVI - SOZINHO - DE RESTO SÃO SÓ INVENCIONICES TEOLOGICA. DEIXA SE DE TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE O CRISTO PARA DISCUTIR VIRGINDADE DIVINDADE DE QUEM NASCEU EM PECA...

  • ELIAS PEREIRA DOS SANTOS (BRASILIA) - 19/07/2014

    EM LUCAS 1:36 O ANJO DO SENHOR FALA A MARIA QUE IZABEL SUA PRIMA , CONCEBERIA UM FILHO EM SUA VELHICE , NOTE QUE ESTA ESCRITO PRIMA E NÃO IRMÃ A BÍBLIA É CLARA IRMÃO É IRMÃO E PRIMO É PRIMO.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 19/07/2014

    DBonfim (Jaguarari) Tiago o menor era o caçula de José (era viuvo), Maria ao ir pra casa de josé começou a cuidar do órfão tiago, e ficou conhecida também como "maria mãe de tiago". Estes dados o catolicismo não registrou nos evangelhos quando escreveram a biblia, está nas partes das escrituras que eles recusaram chamando de "apocrifos", e tem muitos livros em relação ao velho testamento que nem como apocrifos foram relacionados. Veja "historia de josé o carpinteiro".

  • Maurício Ferreira (Nova Lima) - 19/07/2014

    As aparições de Maria em várias parte do mundo foi permitido por Deus para provar os valores dela diante dele, e também sua virgindade após ter Jesus,se você tiver dúvidas,peça ao Espírito Santo ajuda e estude as aparições de MARIA.

  • DBonfim (Jaguarari) - 17/07/2014

    Ricardo, o que o senhor disse sobre Tiago, o menor, ser filho de José, tem base em qual dos evangelhos?

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 17/07/2014

    Veja o que acontece quando um arqueológico divulga uma verdade: http://www.angracostaverde.org/galileia.htm

  • DBonfim (Jaguarari) - 17/07/2014

    Ad, sobre tua observação acerca da Arqueologia “ter provado” que Tiago era irmão de Jesus, há pelo menos três pontos a se observar: 1º: O senhor deve estar se referido a uma inscrição num túmulo cuja datação entende-se seja do século I. Saiba que no século I, o nome “Yeshua” (Jesus) era tão comum na Palestina judaica, quanto o é hoje o nome “José” no Brasil. De modo que achar uma inscrição com esse nome, à parte o sensacionalismo que se cria, para chamar a atenção do público em geral, objetivamente, não significa ...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 16/07/2014

    Tiago "o menor" filho de José foi criado por Maria.

  • ad (aracruz) - 16/07/2014

    A arqueologia já provou que TIago era irmão de Jesus...o católicos vão chorar eternamente,

  • DBonfim (Jaguarari) - 16/07/2014

    Correções: Tiago apóstolo, irmão de Jesus? – Pode até ser, desde que se considere que entre os judeus o termo “irmão” significa uma série de coisas, não necessariamente “irmão de sangue”. Seja quem for, na lista de discípulos de Jesus, cujo nome é Tiago, aparecem, nos evangélicos sinóticos, dois homens: Tiago, filho de Zebedeu (irmão de João) e Tiago Filho de Alfeu. Paulo, porém, diz ter se encontrado com um dos apóstolos cujo nome era “Tiago”. Porém, Nem Zebedeu, nem Alfeu (talvez o mesmo Cleofas) são identificado...

  • DBonfim (Jaguarari) - 16/07/2014

    Tiago apóstolo, irmão de Jesus? – Pode até ser, desde que se considere que entre os judeus o termo “irmão” significa uma série de coisas, não necessariamente “irmão de sangue”. Seja quem for, na lista de discípulos de Jesus, cujo nome é Tiago, aparecem, nos evangélicos sinóticos, dois homens: Tiago, filho de Zebedeu (irmão de João) e Tiago Filho de Alfeu. Paulo, porém, diz ter se encontrado com um dos apóstolos cujo nome era “Tiago”. Porém, Nem Zebedeu, nem Alfeu (talvez o mesmo Cleofas) são identificados com José,...

  • wagner pereira (vitoria es) - 16/07/2014

    para o evangelico q perguntou q virgem maria era virgem pelo C. todo meu desprezo mais entendo q vc tem por em sua mãe o exemplo e sua igreja evangelica

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 17/06/2014

    O dia que o fantástico falar uma VERDADE sobre a escritura o mundo se acaba.

  • Rudinei Cardoso (Porto Alegre) - 16/06/2014

    Hermeto Nelson Spohr vc fala que devemos aprender desta doutrina, pois bem seu texto ja nos demostra a falha nela e falta de conhecimento, Jesus Cristo não fundou uma Igreja, mas sim nos tornou igrejas, e quando diz que só nela há salvação se nota um erro gigantesco, pois a salvação esta em Cristo e não em outro.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 16/06/2014

    Muito estranho então as passagens galatas 1.19 mateus 10. 2 e mateus 10. 3 mas acredito nelas.

  • Ademar (aracruz) - 16/06/2014

    Pra quem não sabe, Tiago, quem escreveu a epístola depois do livro de Hebreus era irmão de sangue de Jesus, filho de Maria e José, e isso tem evidencias arqueológicas, inclusive passou no Fantástico o achado.

  • fabio (sao paulo) - 15/06/2014

    maria era virgem no cuzinho tambem?... se não coitado do jose que vivia na mão literalmente...

  • JOSE LEONISSE DE AMORIM (ITAOCARA-RJ) - 13/06/2014

    A DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. Maria (não tinha o propósito de conhecer varão), mãe de Deus, nossa mãe, virgem antes, durante e depois do parto por ser esposa do Espírito Santo - Lc. 1,37. Eu creio, aumentai a minha fé.

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 19/05/2014

    Hermeto Nelson Spohr (Imperatriz, Maranhão, Brasil) Creio que não entendeu bem o que escrevi,quando disse que maria foi pra casa de josé,foi no inicio,ele foi escolhido para ficar com a guarda da maria que tinha na época 12 anos, josé ja estava com 90 anos ok?

  • Silas (Rio) - 19/05/2014

    Em geral, nenhum problema, desde que essa mulher não seja... mãe de um deus! A partir dessa peculiaridade, a situação dela muda bastante. É claro que Maria não foi a única mulher mãe de deuses: outras mitologias também recorreram ao artifício de fazer humanas parirem deuses. A questão é que isso, no mínimo, desperta curiosidade: as pessoas parecem querer definir qual seria o lugar dessas personagens no seu sistema de crença. É uma boa questão ainda mais quando se leva em conta que a mitologia construída pelos pri...

  • Ademar (aracruz) - 19/05/2014

    Se teve ou não, qual o problema em uma mulher ter filho com seu marido?

  • Silas (Rio) - 19/05/2014

    Percebeu, Jader, que a discussão não é inócua! Você mesmo dela não conssegue se furtar. Na verdade, me parece que, para você, a discussão seria inócua desde que todos compartilhassem do teu ponto de vista. Como os cristãos não chegam a consensos muito amplos, as discussões não são inócuas: elas servem, a meu ver, para explicitar as fragilidades da narrativa cristã.

  • Jader (Sao Paulo) - 19/05/2014

    Atentem para as palavras de JESUS quando Ele ensinava. Percebam quantos "EU SOU" foram ditos por Ele. O próprio JESUS não citou outra pessoa que não a Dele para ser exaltado, adorado, venerado. Alguém aí acha que somente JESUS não é suficiente? Por que?

  • Silas (Rio) - 19/05/2014

    Quem acha a discussão inócua, que dela não participe! Há, contudo, questões relevantes envolvendo esse ponto da narrativa cristã: a posição ocupada pela personagem Maria. Essa questão opõe as seitas cristãs que deificam essa personagem às seitas que rejeitam essa característica de Maria. Uma questão, a meu ver, interessante! Além disso, a mitologia cristã, a exemplo de outras, optou por humanizar seu deus, tornando-o um personagem histórico. É natural, portanto, que a história factual dos personagens envolvidos na ...

  • Jader (Sao Paulo) - 19/05/2014

    Mas, o que importa se Maria teve ou não outros filhos além de Jesus? O que importa mesmo é que JESUS=MESSIAS esteve aqui para nos salvar. Discussão inócua!

  • Hermeto Nelson Spohr (Imperatriz, Maranhão, Brasil) - 19/05/2014

    Para os protestantes desta página, para que todos vocês saibam, que dentro da Doutrina Católica tudo é tudo muito bem certinho, nada se tem dúvidas, as coisas são tudo muito bem explicadas, nada está subentendido. A Igreja Católica possui uma Doutrina que remonta à mais de dois mil anos e possui SEU fundador um Senhor Santo e esse Senhor Santo possui uma Coroa de espinhos sobre sua Cabeça; Esse Senhor Santo é que é o fundador da Nossa Igreja, uma Igreja Universal, que deve ser vivida por toda a huimanidade e não ex...

  • Hermeto Nelson Spohr (Imperatriz, Maranhão, Brasil) - 19/05/2014

    Para Ricardo, Rio de Janeiro:Quando Jesus morreu na Cruz, Maria foi viver com João, o discípulo mais amado do Senhor e não com José, pois José já era morto antes mesmo da pregação em público de Jesus. Salve,Maria Santíssima! Ps. Leia A Verdadeira História de Maria Santíssima!! Por José C.R.Garcia Paredes - AM edições

  • Hermeto Nelson Spohr (Imperatriz, Maranhão, Brasil) - 19/05/2014

    Alguém já leu o Evangelho de Maria Santíssima? Nele, Nossa Senhora narra que José havia feito votos de castidade quando ainda pequenininho, cinco ou seis aninhos!

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 13/04/2014

    Porque tiago o menor? ele era o ultimo filho de josé,era novinho quando sua mãe (esposa de josé) morreu, Maria ao ir pra casa de José passou a cuidar dele, e passou tambem a ser chamada de maria mãe de tiago. José já estava em idade bem avançada, ele não teve mais filhos, Maria morreu dois anos após o Salvador subir aos céus. Maria só teve o Salvador.Quanto a salomé, era uma das parteiras que foi na gruta aonde Maria deu a luz,também foi para o egito junto com eles. Leiam os livros apócrifos, eles pertecem as escr...

  • fatima (cuiaba) - 12/04/2014

    1. Zebedeu e Salomé: geraram Tiago e João 2. Cleofas (Alfeu) e Maria1: geraram Tiago (o menor), José e Judas 3. Espírito Santo e Maria: geraram Jesus, o Cristo Esta "genealogia" apresenta qual é o verdadeiro parentesco dos "irmãos" apresentados em Mc 6,3 e Mt 13,55, tornando sem efeito o argumento da existência de "irmãos consaguíneos" do Senhor. VAMOS AGORA CONSIDERAR : os quatro "irmãos" citados em Mc 6,3: Tiago, José, Simão e Judas... Mc 15,40: "E também estavam ali algumas mulheres, olhando de lon...

  • Ricardo (Rio de Janeiro) - 10/04/2014

    José era viuvo quando casou com Maria, e já tinha quatro filhos e duas filhas. Josetos, Simão,Judas , Tiago e suas filhas chamavam-se Lísia e Lídia Yahushua nasceu quando maria e josé voltavam de belem (da galileia e não de judá). Ele nasceu em uma gruta e não em uma mangedoura como está na bíblia. José morreu aos 111 anos.

  • barbosa (Teixeira de Freitas -BA) - 25/03/2014

    Nem Jesus esteve tão interessado nestas questões. A resposta Dele a algumas pessoas foi: minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade de meu Pai de está nos céus(Mat. 12:46-30) O objetivo é desviar o foco de Jesus, do plano de DEUS para o homem e nada mais.

  • santos (Teixeira de Freitas) - 25/03/2014

    Maria está aguardando a volta do Senhor e não do seu filho carnal , Jesus. Para a Bíblia fazer comentários sobre outros filhos de Maria não tinha qualquer importância, uma vez que Ela, a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, tem como objetivo único e através exclusivamente de Jesus, redimir o homem do pecado e salvá-lo. Agora, qual o interesse da igreja católica e outras, decidir em um concilio a virgindade de Maria? se ela teve ou não teve outros filhos além de Jesus, o que isso interfere na salvação das pessoas? A igre...

  • nubia (itabuna) - 23/03/2014

    Acredito que Jesus teve irmãos carnais e o fato de Maria ter sido escolhida para ser a sua mãe não a impediu depois do nascimento de Cristo ter tido relações com José, ela era casada e devia cumprir seu papel de esposa, isso não a desabona. Quer dizer que as mulheres cristas casadas não fazem sexo?? O sexo que Deus condena é o fora do casamento e Maria era casada gente. Outro ponto é o fato de Maria interceder pelos demais e Jesus? Qual o papel de Jesus então? Morreu pra nada, que blasfêmia...Apenas Cristo pode in...

  • Maurício Lovatto (Porto Alegre) - 21/03/2014

    Adailton sua tese está corretíssima, para Jesus chamar Maria de "sua mãe" referindo-se a João, haveria necessariamente Maria ter tido outros filhos, muitos protestantes defendem essa tese, no entanto, sabe-se que em hebraico "irmãos" tem mesmo sentido de "primos", isso derruba essa interpretação, lembrando que até Lutero e Calvino aceitavam Maria Sempre Virgem. Dessa forma, livre de uma interpretação equivocada, Jesus deu o mérito à Maria ser mãe não só dEle mesmo, como também de João que ali representou toda a hu...

  • joseane raquel (campina grande pb) - 17/03/2014

    os catolicos nao adoram Maria, temos apenas uma grande adimirac~ao, pelo seu exemplo de vida e por acreditarmos que ela esta no ceu, pedimos sua intercess~ao. Infelizmente, nossos irmaos separados acham que adoramos a Maria, mas eles deviam se preocupar mais em observar se est~ao sendo exemplo para o meio em que vivem porque Maria s'o foi o que foi gracas a Deus e por ter sido a escolhida para ser m~ae de Jesus, nosso 'unico Salvador.Engracado, questionam tanto sobre os irm~aos de Jesus e essa e a forma como se tr...

  • Adailton (São José) - 28/02/2014

    *Antonio de Mello (Londrina), não sou eu que tenho mente fértil, pois essa é uma conclusão dos teólogos, desde muito tempo; Mas é assim mesmo, você começa negando a mãe, para depois negar o Filho! Tudo em Maria é em vistas do Cristo, ela não tira nada d'Ele, pelo contrário, todos os "títulos" dela são derivados d'Ele. Negar os títulos dela é nega-los a Ele. Ela é 'Θεοτόκος' (Theotókos) porque Cristo é o Filho de Deus e Deus. Ela é 'Regina Caeli' porque ele é O Rei dos reis.<...

  • Antonio de Mello (Londrina) - 28/02/2014

    Adailton, você tem uma mente muito fértil em! Como você conseguiu ver Maria como MAE DE TODA A HUMANIDADE em João 19:26-27? ...Maria foi mãe de Jesus e ponto final. Não tente fazer a Biblia dizer o que você gostaria que ela dissesse! É ridiculo como vocês aumentam tudo. Chegaram até ao ponto de outorga-la o titulo de RAINHA DA PAZ. Rainha da Paz, tira todos os méritos de Cristo pois foi ELE quem disse: DEIXO VOS A PÁZ, A MINHA PAZ VOS DOU. Vocês vão além do ridiculo com a maxima: PEDE PRA MÃE QUE O FILHO ATENDE!!!!...

  • Ademar (aracruz) - 27/02/2014

    Se Maria teve mais filhos eu não sei, mas teve relações sexuais normalmente após o nascimento de Jesus.

  • Oziel (curitiba pr) - 27/02/2014

    ELZA, JESUS NÃO SOMENTE TEVE IRMÃOS, MAS TAMBÉM TEVE IRMÃS. AS PESSOAS DA SINAGOGA ONDE ELE ESTAVA, FORAM CATEGÓRICOS: NÃO É ESTE O FILHO DO CARPINTEIRO? E NÃO SE CHAMA SUA MÃE MARIA, E SEUS IRMÃOS TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS ? NÃO ESTÃO ENTRE NÓS SUAS IRMÃS ? MATEUS 13 VERS. 55 E 56.NÃO QUERO CONFRONTAR SUA FÉ, LONGE DISSO, ESTOU APENAS MOSTRANDO DENTRO DA PALAVRA DE DEUS A VERACIDADE BÍBLICA DOS FATOS. FIQUE TRANQUILA, POIS MARIA TENHO A PLENA CERTEZA QUE FOI UMA EXCELENTE MÃE, UMA MULHER TOTALMENTE SEPARADA DAS D...

  • Adailton (São José) - 18/02/2014

    *Oziel (curitiba pr), é verdade que a Bíblia cita 4 "irmãos" de Jesus, mas nenhum deles é filho de Maria mãe de Jesus! Dois, Tiago ('ιακωβου') e José (ou Joset, 'ιωσητος'), são filhos da irmã de Maria mãe de Jesus, que também se chama Maria: Maria de Clópas ('κλωπα'). Os outros dois, Judas é citado como filho, ou irmão, de Tiago, e Simão, este último não é citado em outros lugares.

    Elza (Rio de janeiro), onde v...

  • Joanir (Dourados) - 17/02/2014

    Não sejam guiados por espíritos maus, não fiquem só ouvindo o que os outros dizem, leiam a Bíblia. os versículos abaixo estão na Bíblia, ou a Bíblia é FALSA??? No entanto, nada mais falso, pois três desses “Irmãos de Jesus”, têm seus pais nomeados na Bíblia. Vejamos: o 1º é Tiago. É ele, segundo (Gálatas 1,19), Tiago Apóstolo, o Menor (Marcos 15,40), cujo pai é Alfeu (Mateus 10,3); o 2º, José, é irmão carnal de Tiago, pois ambos são filhos de uma das três Marias que estiveram ao pé da Cruz (Mateus 27,5...

  • Erivaldo (Salvador) - 15/02/2014

    Voce esta certo UZIEL "JESUS " O FILHO DE MARIA A MAE DO DEUS.

  • Oziel (curitiba pr) - 15/02/2014

    MARIA TEVE FILHOS E FILHAS DEPOIS DE JESUS, E ISSO NÃO SE DISCUTE. JAMAIS DEUS IRIA PREPARAR UM IDOSO PARA CASAR COM MARIA, POIS ERA JOVEM, DEDICADA A DEUS, OBEDIENTE... DEUS QUERIA O MELHOR PARA MARIA. MARIA COM CERTEZA TEVE UM BELO CASAMENTO COM JOSÉ. COM CERTEZA UMA FAMÍLIA ABENÇOADÍSSIMA COM JESUS E OS OUTROS FILHOS. A BÍBLIA MENCIONA QUE JESUS TEVE IRMÃOS E IRMÃS. QUEIRAM VOCÊS OU NÃO. POIS CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. FIQUEM COM A PALAVRA DE DEUS E NÃO COM DOUTRINAS DE HOMENS E DOGMAS DE IGREJAS. QUE A PAZ...

  • Elza (Rio de janeiro) - 15/02/2014

    Teve os respectivos filhos. 1-Tiago- 2-Miriam 3-José 4-Marta 5-Simão 6-Judá 7-Rute. Na bíblia, fala somente dos 4 homens. Os nomes das mulheres, eu pesquisei em fontes extra bíblicas. Jesus histórico foi o primogênito. Maria não foi mãe de Deus. Apenas mãe do Jesus histórico e humano.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 14/02/2014

    Então... se os filhos são orgulho para a mãe, porque Maria não falava dos outros, então? Claro que eles não seriam "importantes" para o Evangelho, mas todos os que assim são tiveram mencionados os nomes de seus familiares.

  • Adailton (São José) - 13/02/2014

    Fernanda J. Morais (Vila Velha), você esquece de um detalhe: José era bem mais velho que Maria! Talvez até já fosse viúvo (veja o item 4 da resposta do Luiz da Rosa, ali em cima)e tivesse filhos do primeiro casamento, conforme Clemente de Alexandria, Origenes, Eusébio, Hilário de Poitiers, Ambrosiaster, Gregório de Nisa, Epifânio, Ambrósio, Cirilo de Alexandria.

    O que sabemos, pela Bíblia, é que apenas Jesus Cristo é citado como filho da Virgem Maria!

  • Erivaldo (Salvador) - 12/02/2014

    A mae dele era uma MULHER com o ESPOSO voce queria o que?

  • Fernanda J. Morais (Vila Velha) - 12/02/2014

    Podemos ver que os filhos eram orgulho para a família... e quanto mais filhos, mais abençoada era a mulher na visão humana. Ana orou pedindo um filho a Deus e repetia: Da-me um filho para que eu não seja maldita. Sara tb chegou a dar sua concubina para Abraão, para que ele não fosse um homem humilhado por não ter filhos. Deus pediu a Maria que não tivesse relações com José, somente ATÉ conceber Jesus, mas não disse que ela tinha que ser um eterna virgem. Se for assim, quem deveria ser chamado de virgem, era José. S...

  • Erivaldo (Salvador) - 08/02/2014

    TONY BURR, essa foi a ESTORIA QUE TE CONTARAM mas e a VERVADEIRA? maria? jose? jesus? esses personagens foram criados por ROMA, nunca esteve dessa forma, TONY, o IMPERIO ROMANO muda tudo e cria os NOMES, CRIA-SE ESTORIAS, CRIA-SE DATAS DE NASCIMENTO, TONY voce ainda nao percebeu? Voce foi enganado e assim como fui tambem, so que a MENTIRA nao dura o TEMPO TODO, e voce ira descobrir se o que estou afirmando convictamente SERIA ou SERA VERDADE OU NAO, va estudar HONESTAMENTE, sem ser EMPRENHADO por ninguem, voce vai ...

  • Erivaldo (Salvador) - 08/02/2014

    Adailton, voce diz que a SEPTUAGINTA e do SEC.2 A.C? e o que isso tem haver com o SALVADOR? O QUE LUCAS ESCREVEU? ADAILTON O QUE O SALVADOR ESCREVEU? RAPAZ se voce prefere ACREDITAR NUM BOSTETICO CHAMADO PTOLOMEU com seus 72 descarados TRAIDORES? ao inves de crer nas PALAVRAS DO SALVADOR que voce sabe muito bem bem que nao e esse ESUS ROMANO CRIADO PARA TE ENGANAR, voce sabe disso ADAILTON, agora nao quer admitir, SEPTUAGINTA TRNASCREVEU O NOVO TESTAMENTO? Rapaz, se ORIENTA NA historia, FICAR ACREDITANDO NUM CRAPUL...

  • tony (Bury) - 08/02/2014

    Façamos a seguinte observação: Maria casou-se com José. Certo? Se Maria decidiu se manter virgem após o nascimento de Jesus. José foi homem forte. Desconheço casamento em que não houve relação sexual sequer uma vez. Um dos lados abandona. E que mal teria se Maria tivesse mantido uma vida normal com José. O que mudaria? À ela não foi delegado poder algum. A Bíblia não relata em momento algum, frases de Maria. Se não as passagens ao qual ela esteve presente. Ao meu entender, Ela continuou sua vida ...

  • Erivaldo (Salvador) - 07/12/2013

    AMIGO, EU TE ENTENDO, sabes o GREGO, muito bom. Mas o TEXTO MASSORETICO? SEPTUAGINTA? Quando? ll a.c.? Quem mandou? PTOLOMEU? onde? ALEXANDRIA? EGITO? Adailton se liga meu RAPAZ, o que disso pode ser ORIGINAL, mas VERDADEIRO? Porque voce nao busca informaçao na FONTE? Pelo que sei a HISTORIA VEM DOS JUDEUS? OU EGIPCIOS?Se liga ADAILTON va buscar na FONTE LIMPA e nao na sujeira desses POVOS, ja nao basta saber que o SALVADOR E SALVAÇAO VEM DOS JUDEUS? Porque voce procura outros POVOS? PTOLOMEU? Caia Fora dele meu a...

  • Adailton (São José) - 06/12/2013

    Erivaldo (Salvador), coloquei muito texto "original", isto é, em grego, aqui, pois discutem erros de tradução. Queria que colocasse em hebraico? só que o Novo Testamento foi escrito em grego!

    O nome "dessa judia", segundo o Evangelho de Lucas, é 'μαριαμ', em hebraico 'מרים, אם ישו';
    segundo o mesmo Evangelho, seu filho é 'ιησου, em hebraico 'עברית'

    Mas não...

  • Erivaldo (Salvador) - 06/12/2013

    Teve um dos comentaristas que me colocou um TEXTO TODO EM GREGO- como se isso fosse algo que me fizesse MENOR em conhecer AS ESCRITURAS, se o texto fosse no hebraico eu teria acreditado NELE MAS no GREGO? mE FAÇA ima GARAPA.

  • Erivaldo (Salvador) - 06/12/2013

    Adailton, essa JUDIA teve realmente algum filho que se chamava JESUS? Ou esse NOME foi colocado pelos GREGOS, assim como o nome da MAE? Amigo, foi enganad, o SISTEMA RELIGIOSOo nos engana a todos, mas nao por muitoo tempo, se LIGA nas ESCRITURAS e nada de TEXTOS GREGOS CORROMPIDOS- se chamava MARIA e seu filho JESUS? Tem certeza que eram chamados dessa forma pelos seus IRMAOS JUDEUS? Se LIGA ADAILTONS.

  • Adailton (São José) - 05/12/2013

    Jorge (vitoria), isso é apenas suposição sua? ou é um "dogma"?

    Segundo a Bíblia, Maria teve apenas um filho, Jesus! E nenhuma outra pessoa é citada como filho de Maria mãe de Jesus. Dois dos "supostos" irmãos de Jesus são citados como filhos da irmã da mãe dele, Maria de Cleofas, ou de Salomé, mãe dos filhos de Zebedeu!

  • Jorge (vitoria) - 05/12/2013

    " Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor disser...

  • Lídia (Suzana) - 09/11/2013

    Gabriela: "e, sem ter relações com Ela, Maria deu à luz um Filho. E José deu-Lhe o nome de Jesus." Ou, "E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus" (Ambos Mateus 1:25). Mas isso é apenas uma provocação para mostrar que Gabriel e Gabriela estão usando versões distintas da bíblia. Eu afirmei que você afirmou que Jesus teve irmãos de sangue? Onde vc viu isso? Sei o que é primogênito, e acho um bom argumento a favor da hipótese de que Maria tenha tido outros filhos (hipót...

  • sonia (V. Redonda) - 09/11/2013

    Quando Maria e José pensaram em se casar certamente eles imaginavam ter relações sexuais, pq é o normal casados transarem, Seria justo eles ficarem casados a vida inteira juntos sem sexo sendo que isto não estavam nos planos deles? Eles podem ter ficado sem apenas até o nascimento de Jesus Cristo até mesmo por respeito a Jesus, mas depois que Jesus nasceu eles estariam livres para continuar a vida de casados a qual haviam planejado.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    Lídia:E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1:25 - Nunca AFIRMEI QUE JESUS TEVE IRMÃOS DE SANGUE, onde vc viu isso?O que SEI é que Jesus é conhecido como O PRIMOGÊNITO(vc sabe o q significa?) e NÃO UNIGÊNITO DE MARIA, sendo o primeiro e NÃO ÚNICO, é de se entender que veio outros ou outro após Jesus...

  • Lídia (Suzano) - 08/11/2013

    Nas versões da bíblia que consultei não tem esse "ATÉ QUE". Qual bíblia você usa, Gabriela? Além disso, mesmo que, posteriormente, José tenha conhecido Maria, isso não quer dizer que ela tenha tido outros filhos. De fato, não há, na bíblia, nenhuma informação sobre ela ter tido ou não ter tido outros filhos.

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    Isto mesmo Gabriel, José NÃO conheceu Maria, ATÉ QUE deu a luz a Jesus...antes disso de dar a luz José NÃO CONHECEU Maria, se existe este termo de ATÉ QUE, é porque DEPOIS DE TER DADO A LUZ, JOSÉ CONHECEU MARIA!

  • Gabriel (Palmas-TO) - 08/11/2013

    Desculpe-me Gabriela, mas a sua Bíblia está certa e a minha está errada? Por que na minha diz o seguinte: "ela deu a luz sem que ele a tivesse conhecido".

  • Alessandro (Rio) - 08/11/2013

    Concordo com a afirmação de que na bíblia não afirma que Maria teve outros filhos, nem que não os teve. Qualquer um que afirme ela que teve ou que não teve outros filhos estará apenas tentando adivinhar.

  • Agnaldo (SBCampo) - 08/11/2013

    Li muitos posts aqui mas num encontrei nenhuma idiotice maior do que a de Ronyel Bernardino. Tá mais para papagaio religioso que exala odio sem causa. Onde foi que ele ouviu dizer que os protestantes querem reduzir a nada Maria, ou tirar a importancia dela da historia? Ah sim, ele é tipo papagaio que repete o que ouve! O que ele sabe sobre Martinho Lutero? Claro, me esqueci, sempre o velho papagaio repetitivo. Ronyel, deixa de ser como muitos preguiçosos que não se esforçam em pesquisar e vai estudar a Biblia, que...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    ...E não a conheceu ATÉ QUE deu à luz seu filho,o primogênito;e pôs-lhe por nome Jesus.Mt1:25-Este ATÉ QUE significa até algum momento,José não teve relações com Maria até q ela deu a luz a Jesus,e primogênito significa PRIMEIRO FILHO E NÃO ÚNICO FILHO!Agora uma mulher casada e seu marido se privam do ato sexual?Deus disse q Maria não poderia ter relações??se fosse assim,Deus teria escolhido uma solteira(seria um escandalo na epoca,mais assim PODERIA se pensar em uma virgindade eterna),pois coitado de José se Maria...

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 08/11/2013

    ...E não a conheceu ATÉ QUE deu à luz seu filho,o primogênito;e pôs-lhe por nome Jesus.Mt1:25-Este ATÉ QUE significa até algum momento,José não teve relações com Maria até q ela deu a luz a Jesus,e primogênito significa PRIMEIRO FILHO E NÃO ÚNICO FILHO!Agora uma mulher casada e seu marido se privam do ato sexual?Deus disse q Maria não poderia ter relações??se fosse assim,Deus teria escolhido uma solteira(seria um escandalo na epoca,mais assim PODERIA se pensar em uma virgindade eterna),pois coitado de José se Maria...

  • Gabriel (Palmas-TO) - 06/11/2013

    Engraçado que todos os irmãos de todos os apóstolos são mencionados, mas os irmãos de cristo, não há motivo para não serem mencionados. Só acho meio estranho é Maria não ter tido Lua de Mel.

  • Rosa (Salvador) - 06/11/2013

    Isso é verdade, Rita: na Bíblia não há afirmação nem que a Maria teve outros filhos nem que não teve. Usar a bíblia para tentar provar uma ou outra alternativa é só enrolação. Portanto, fica ao gosto do freguês escolher acreditar se ela teve ou não teve outros filhos.!

  • Ronyel Bernardino (Paulistana ) - 06/11/2013

    Vocês protestantes querem provar a todo custo que Maria não foi ninguém, e fazem perguntas e perguntas agora eu pergunto: Primeiro – se Jesus teve irmãos, porque Maria é chamada “Mãe de Jesus?” e nunca mãe do “irmãos de Jesus?” Segundo – A família de Nazaré aparece apenas com 03 pessoas. Jesus, Maria e José. Terceiro – porque seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da páscoa e Jesus nunca aparece ao lado dos “supostos irmãos?” Quarto – Porque ...

  • Rita (Recife) - 06/11/2013

    Cesar, em nenhum ponto da bíblia é dito que Maria teve outros filhos: não é dito que os irmãos de Jesus eram filhos de Maria! Também, é claro, não diz se ela permaneceu virgem ou não. Como não é informado nem uma coisa nem outra, há muito o que inventar nesse assunto, mas nada a comprovar!

  • Gabriel (Palmas-TO) - 05/11/2013

    Então Cesar, eles eram filhos de sangue de Maria?

  • Gabriela (S.J. Rio Preto) - 29/10/2013

    E onde está nas Escrituras Gabriel que Maria continuou virgem mesmo sendo casada, e onde está nas escrituras que Maria era Rainha, onde os apostolos, Jesus a chamava de Rainha?

  • Cesar (Sorocaba) - 29/10/2013

    Gabriel, já foi citado aqui no tópico as passagens bíblicas sobre os irmãos de sangue de Jesus, a família de Jesus.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 28/10/2013

    Pra quem pensa que Jesus teve irmãos de sangue, está aí a contradição: http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/591/Esclarecendo-a-polemica-Jesus-teve-irmaos Estão inventando coisas, depois dizem que nós católicos é que fazemos isto.

  • Gabriel (Palmas-TO) - 28/10/2013

    Onde é, meus irmãos, que se fala nas Escrituras dos filhos de Maria?

  • Cesar (Sorocaba) - 28/10/2013

    01 - Excelente comentário Alberto Roeder, há outros também muito bons, mas esse é fundamental, a família! Jesus teve sim 4 irmãos de sangue e irmãs, nenhum biblista sério irá negar esse fato. Aliás, deixemos claro que a teologia que formula sobre esta questão que Jesus teve irmãos de sangue é maioria. A teologia deve estar fundamentada no que está revelado na Bíblia e o que cada cristão pode comprovar é que tanto nos originais gregos como nas diversas traduções da Bíblia, inclusive a Versão Católica diz que Jesus t...

  • Cesar (Sorocaba) - 28/10/2013

    02 - João 2:12 “Depois disso desceu a Cafarnaum, ele, sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.” É curioso notar, que segundo o argumento católico (não de todos pois canheço católicos que discordam que Jesus não teve irmãos) a mãe de Jesus andava sempre com seus primos. Nunca aparece estes primos com seus tios ou tias. É muito estranho e inconsistente afirmar que estes irmãos queriam dizer primos. Vejamos mais: Os irmãos de sangue de Jesus o aconselham, veja: João 7:3 “Disseram-lhe...

  • Alberto Roeder (Mercedes - Pr) - 27/10/2013

    Porque na visão dos católicos Maria não pode ter tido outros filhos? prezam tanto família mas negam que Maria teve outros filhos e por consequência uma bela família. Ou será que também proibiram o ato sexual dela com o marido como fizeram com os padres???

  • Delma (Itamaraju) - 19/08/2013

    Deus é sábio e Ele mesmo é o criador de tudo, inclusive, do sexo. Penso, até, que o orgasmo seja um presente essencial de Deus para o ser humano. E, na bília, José foi instruído a entender o fato de Maria estar grávida e não temer em recebê-la com esposa (Mateus 1:20). E no versículo 25 diz que José não conheceu Maria \"ATÉ que deu à luz seu filho, o primogênito\". Imagino que Deus não gostaria de privar José de momentos prazerosos com sua esposa. Que Deus nos abençoe e que amemos uns aos outros sempre.

  • Adailton (São José) - 25/06/2013

    angela lima dos santos, curiosamente, o único filho atribuido à Maria (esposa de José) é Jesus!
    São citados 4 'irmãos' de Jesus (Mc 6,3; Mt 13,55):
    1. Tiago, irmão de José (Mt 27,56) é filho de Maria de Cléofas (Jo 19,25), que é irmã da Mãe de Jesus;
    2. José, idem;
    3. Judas, é parente de Tiago (em Lc 6,16 é filho, em Jd 1,1 é irmão);
    4. Simão é citado várias vezes: Simão Pedro (Mt 4,18) é irmão de André; o cananeu (Mt 10,4); o leprozo (Mt 26,6); cirineu (Mt 27,32); farizeu (Lc 7,40); curtid...

  • angela lima dos santos (itabuna/bahia) - 25/06/2013

    Os Evangelhos indicam claramente que Jesus tinha irmãos. O Evangelho de Lucas refere-se a Jesus como o “primogênito” de Maria, o que sugere que mais tarde ela teve outros filhos. (Lucas 2:7) O Evangelho de Marcos relata que alguns na cidade de Nazaré achavam que Jesus era igual a seus irmãos, não era ninguém especial. Eles perguntaram: “Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?” — Marcos 6:3, Mateus 12:46; João 7:5.Apesar do que os Evangelhos dizem, muitos teólogos insistem na ideia d...

  • João (Rio de Janeiro) - 25/06/2013

    A Bíblia é clara qdo diz que Jesus tinha mais irmãos e qto a questão da virgindade de Maria, sim ela foi virgem até o nascimento de seu primogênito, depois, acabou pois Jesus nasceu por onde? Pela garganta? Se não existia na época a cirurgia chamada CESARIANA.

  • Anderson (Rio de Janeiro) - 09/06/2013

    Para os donos da Bíblia e "infalíveis" e divergentes protestantes vai uma única pergunta. Será que eles respondem ou partem para outro tema sem nada responderem ? Será que os protestantes vão fingir que não entenderam, conforme sempre fazem ou dirão o famoso "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" ? Vamos lá ??? Segunda Leitura (Gl 1,11-19) Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas. 11 Asseguro-vos, irmãos, que o evangelho pregado por mim não é conforme a critérios humanos. 12 Com efeito...

  • Ana Maria (São Paulo) - 03/06/2013

    Na Bíblia não diz que Maria teve outros filhos, nem que não os teve. Como essas personagens não fizeram história, não há outras fontes sobre a existência delas, qualquer afirmação será mera especulação.

  • Hipólito Álvaro Batista (Porto Alegre) - 03/06/2013

    Quanto a virgem Maria, ter um Filho apenas,(Jesus), ou ter vários filhos, não é um fato que deve gerar tanta controvérsia. Mas o que é de grande importância e muita preocupação, é o que dizem de Maria quanto ao plano Redentor, que só pertence a Jesus Cristo, como "Único Mediador entre Deus e os homens..."IITm.5:17. e o erro do culto, adoração, e mediação e a invocação nas rezas católicas. Maria não pode ser divinizada, ela teve pai e mãe naturais. Ela foi sepultada e não assunta ao Céu. Os dois primeiros Mandament...

  • Ana Maria (São Paulo) - 02/06/2013

    Ad está correto: "Maria era normal e tinha relações sexuais normalmente. Isso é natural. Absurdo é contrariar verdades tão claras". Isso é claríssimo: seu filho Jesus, nasceu de relações sexuais normais! A mitologia cristã apenas alegoriza um fato natural para transmitir uma mensagem de natureza sagrada. Aliás, essa ideia de virgindade da mãe de deus é comum em várias outras mitologias mais antigas que a cristã.

  • Antonio (Vázea pta) - 02/06/2013

    Vejo na Bíblia que diante de todas as questões é fundamental crê que Jesus Cristo é o filho de Deus, nasceu da virgem Maria por obra e graça do Espirito de Deus, se ela teve filhos depois de Jesus isto não influência na salvação de ninguém pois todos somos salvos pelo sangue de Jesus Cristo inclusive a sua mãe Maria, mulher agraciada por Deus. Deus abençoe a todos. Todas as coisas passam menos o amor que parmanece para sempre.

  • Cicera Maria (juazeiro do norte) - 24/04/2013

    Não vejo fundamento algum discutir-se tal tema com relação a virgindade de Maria Santíssima, que diferença faria isso na nossa vida? Ela simplesmente foi a escolhida de Deus isso sim faz diferença. Certos assuntos que geram discórdia entre irmãos não vale a pena. Eu por exemplo considero a todos vocês meus irmãos filhos do mesmo Pai. Não posso esquecer que Jesus falou " Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que pratica a vontade do meu Pai" E agora? O que sou de Jesus? O que Deus é nosso se não o Pai e Jesus é...

  • ad (aracruz) - 23/04/2013

    A tradição cristã, assim como as tradições dos judeus, não velem NADA diante da verdade revelada pela Bíblia, através de Jesus. Maria era normal e tinha relações sexuais normalmente. Isso é natural. Absurdo é contrariar verdades tão claras.

  • francisco airton cavalcante lourenço (fortaleza) - 23/04/2013

    parabéns Helena de cuiabá pelo seu comentario,cada qual viva sua fé, mas se os ortodox, os judeus, os catolicos apostolicos, acreditam na virgidade de maria,por que outros tendem confundir, acreditem em Jesus, e depois em sua mãe, a vir gem maria. um abraço

  • Elza (Rio de janeiro) - 10/04/2013

    A virgindade de Maria não faz referência a natureza humana do filho de Deus. É referente a divindade de Cristo. A virgem Maria, não é Maria mãe de Jesus, a esposa do carpinteiro da Galiléia. A própria bíblia cita a Virgem Maria de forma misteriosa. Ela era uma das mulheres que viu a crucificação de nosso senhor Jesus Cristo.

  • Erivsldo (Salvador) - 22/03/2013

    A verdade é que a igrejA católica PROIBEM O CASAMENTOS de PADRES, BISPO, PAPAS PORQUE? É por isso que esses Senhores não querem que maria tenha mais filhos, ficam com suas filósofias em GREGO E LATIM, más na realidade são todos APÓSTATAS, Fizeram barbaridades. Agora Maria não pode ter filhos. Porque não? Maria é uma Mulher. Qual o problema de fazer sexo com seu marido, principalmente pelas lei Judaicas que devem ser seguidas, absurdo dessa seita herética que adoram suas imagens, e não permitem casamentos.

  • Erivsldo (Salvador) - 22/03/2013

    É JESUS que não poderia ter sexo e não a sua Mãe MARIA, é uma familia normal Pai, irmãos, irmãs, e sua Mãe Maria, Jesus trabalhou como todo bom Judeu, carpinteiro como o pai Jose. tudo normal para que fosse de toda forma REAL. Aos 30 anos sim, e porque? É nessa idade que começa o ministerio de Jesus. Então são 30 anos uma familia normal, sem milagres e com muito trabalho creio. Más tudo normal, e então qual o pecado em ter filhos? Más existe uma igreja que proibe o casamento entre os seus dirigentes, e porque? pad...

  • Valdir P Pascoalini (Juiz de Fora ) - 21/03/2013

    Só o fato de se ler na biblia que Jesus é o primogenito e não unigenito já diz tudo. Is 42,18 diz:Surdos ouvi e vós cegos, olhai para que possas ver.

  • geverson costa farias (candido sales) - 16/03/2013

    Em primeiro lugar, de onde tiraram a idéia que o sexo é pecado? Pra começar maria não era virgem quando concebeu Jesus,ela teve oito filhos além de jesus,vcs não sabem o que aconteceu com Jesus quando José morreu por volta dos seus quatorze anos de idade, uma das fases mais difíceis da sua vida quando dedicou todo o seu tempo para suceder o seu pai José e educar junto com a sua mãe os seus irmãos a igreja deu seu jeitinho para obscurecer a história em prol dos seus intereces proprios mas a verdade sempre surge,leia...

  • Adailton (São José) - 06/03/2013

    Daniel, Sérgio, Roberto e demais leitores: é certo que a relação entre o marido e a esposa não é pecado, mas a pergunta aqui é: Maria teve outros filhos? e a resposta, usando apenas a Bíblia é: não!
    Há varias explicações para o termo "irmãos", já citados acima, mas isso não responde totalmente a pergunta.
    Então eu lhes pergunto: quem, na Bíblia, é citado como "filho de Maria, mãe de Jesus/Senhor"? a resposta é: ninguém! O único filho atribuído a Maria é Jesus!
    Não confundir as diversas "Marias", -de ...

  • roberto (ituiutaba) - 06/03/2013

    desde quando a relaçao sexual entre marido e mulher ja foi ou é pecado so na cabeça destes catolicos supetiosos maria como todos nos tambem precisa de um salvador pois ela mesma chamava Cristo de Senhor como dis a palavra de Deus todos pecaram e carecem do perdão de cristo inclusive Maria

  • Sérgio (Cachoeiro-ES) - 28/11/2012

    Queridos! Apenas uma observação referente as diversas opiniões sobre esse assunto: Como que a pessoa escolhida por DEUS para ser a mãe do SALVADOR (JESUS CRISTO) Repleta do ESPÍRITO SANTO, poderia ainda ter olhos para a sexualidade? Além das evidências demonstradas nos evangelhos de Mateus 10-2,3, Lucas 24-10 e Judas 1-1, Vejo que é uma tremenda falta de respeito primeiramente com Deus que a escolheu para ser Santa, e também com a mãe de Jesus, dizer que ela teve outros filhos. Cadê a FÉ ?

  • daniel berguem (são joão do sóter-ma) - 18/08/2012

    Sem desrespeitar ninguém, mas parece que Maria teve outros filhos biológicos, com José. Como visto nas respostas, são citados VÁRIOS irmãos e irmãs. É certo que, no Velho Testamento, pela língua hebraica não ter a palavra “primos, etc.”, os antigos judeus chamavam outros parentes de irmãos, embora fossem tios, primos, etc. MAS, o Novo Testamento foi escrito na língua Grega. E, nessa língua, existe a “palavra irmão”. Em Mateus 1:25 diz que José NÃO “conheceu” (ou não teve relações sexuais com) Maria ATÉ que e...

  • ANTONIO (paulista pe) - 14/07/2012

    òra se jesus gerado pelo espirito quem poderia ser seu irmão se não aqueles que vivem com ele em espirito?jamais alguem poderia se seu irmão de sangue? se maria teve outros filhos foram gerados por jos[e e não pelo espirito de DEUS, então ele não teve irmãos de sangue, (toulos)

  • antunio (paulista pe) - 14/07/2012

    a bíblia sabrada é para se lida interpretada e obedecida se auguem quiser ter a vida eterna (com DEUS) ela é verdadeira essas opiniões não cabem em suas paginas nem trasem nenhum fundamento pois ai daquele que dela aumentar ou diminuir um til, pessoas que não são guiados pelo espirito de DEUS comentam essas boubagens, a bíblia sagrada a santa palavra de DEUS ninguém muda protestantes nem católicos nem os anjos, ela permanecerá para sempre se tudo fosse escrito quem poderia carregar a biblia ( qual seria o seu pes...

  • HELENA (CUIABÁ) - 20/05/2012

    EU PENSO QUE AS PESSOAS DEVERIAM AMAR MAIS O PRÓXIMO INDEPENDENTE DE RELIGIÃO. AFINAL ACREDITAR OU DESACREDITAR EM ALGO É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS, IDEOLOGIA E FÉ. CADA UM QUE VIVA COM A SUA CRENÇA E QUE DEUS JULGUE CADA UM POR SUAS OBRAS E NÃO POR ACHISMOS. ACHAR ISSO OU AQUILO SOBRE A BÍBLIA NÃP VAI SALVAR NINGUÉM. QUER SE SALVAR? ENTÃO FAÇA CARIDADE, AME SEU PRÓXIMO E DEIXE DEUS NOS JULGAR. ACREDITO NA VIRGEM MARIA E TENHO-A PARA MIM COMO EXEMPLO DE MULHER, NÃO IDOLATRO ELA, SINTO A FORÇA DE UMA MULHER QUE ACEI...

  • Sergio (Itu) - 22/02/2012

    O esclarecimento mais completo, objetivo e muito esclarecedor, a respeito desse tema, encontrei no Comentário Judaico do Novo Testamento de autoria do Dr.David Stern, um judeu convertido ao cristianismo. É o resultado de quase 40 (quarenta) anos de estudo desse renomado autor. Consultem, pois vale a pena, e depois tirem suas conclusões. Fica bem clara a resposta a essa questão e a muitas outras referentes a Maria, com total isenção, pois ele não é católico. Trata-se de um judeu protestante escrevendo. Não me record...

  • Cícero (Blumenau-SC) - 18/01/2012

    Caro José, Em parte alguma a bíblia afirma a doutrina da perpétua virgindade de Maria. Quando o termo irmãos e irmãs esta em conjunto com pai e mãe não significa primos/primas mas sim irmãos e irmãs de sangue mesmo cfe. Mc 6:3. Há outras referências aos irmãos de Jesus: "nem mesmo seus IRMÃOS criam nele"Jo 7:5. "Tiago, o IRMÃO do Senhor"Gl 1:19."sua mãe, seus IRMÃOS e seus discípulos" Jo 2:12. E João simplesmente foi incluido na família de Maria. O texto não diz que Maria não tinha filhos. Outra prova que Maria t...

  • ad (colatina) - 18/01/2012

    APENAS CONSIDERANDO A ÓTIMA ABORDAGEM DO LUIZ DA ROSA, COM EXCEÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE: POSSÍVELMENTE OS IRMÃOS CITADOS NÃO ERAM FILHOS DE MARIA, CONTUDO, A BÍBLIA NÃO NEGA QUE MARIA TENHA TIDO OUTROS FILHOS COM JOSÉ. ALÉM DISSO, VALE RESSALTAR QUE A REFERENCIA É UM LIVRO APÓCRIFO (TOBIAS) QUE JUSTAMENTE CITA PRIMOS E IRMÃOS COMO SENDO A MESMA COISA, JUSTAMENTE PARA SUSTENTAR ESTE DOGMA SEM PRECEDENTES.AFINAL, QUAL O FIM DE PROVAR QUE MARIA NÃO TEVE FILHOS?? FILHOS SEMPRE FORAM BENÇÃOS...

  • JOSÉ LEONISSE (ITAOCARA) - 17/01/2012

    Em diversos lugares, o Evangelho fala desses 'irmãos'. Assim, S. Marcos e S. Lucas referem que 'estando Jesus a falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos que querem ver-te" (Mt 12, 46-47; Mc 3, 31-32; Lc 8, 19-20). S. João, por sua vez, fala de tais 'irmãos' (Jo 7, 1-10). As línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzam o nosso 'primo' ou 'prima', e serve-se da palavra 'irmão' ou 'irmã'. A palavra hebraica 'ha', e a aramaica 'aha', são empregadas para designar 'irmãos...

  • Silvano (Belo Horizonte) - 03/01/2012

    Em primeiro lugar desejo informar aos catolicos que para o verdadeiro crente e salvo por Jesus não faz nenhuma diferenca se Jesus teve ou não outros irmãos. Quem inventou esta tese da virgindade de Maria depois do nascimento de Jesus foram os catolicos. O que nos impressiona na defesa desta tese ê como são usados dois critêrios para explicar o mesmo assunto. Exemplo- a palavra grega ADELFOS usada para garantir que todos os irmãos de Jesus eram na verdade primos, ê tambêm usada para garantir que os filhos de Zebedeu...

  • marcos (praia grande) - 11/10/2011

    Me perdoem, mas esta escrito sim na biblia o nome de uma das irmãs do Senhor Jesus. Salomé

  • Marcio (São Paulo) - 21/09/2011

    “ o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança , não da letra , mas do espírito ; porque a letra mata , mas o espírito vivifica” 2 Co 3.6 A Bíblia é um livro sensacional, porém nos confunde muito e só quem a fez pode a interpretar de forma correta, a Bíblia foi concebida por Bispos Católicos e quem duvida que vá estudar a história da igreja. Jesus não teve irmãos carnais como citam isso é uma ofença pra DEUS que fez de Maria o seu tabernáculo, assim como Maria disse a Deus.."eis me aqui serva do...

  • Ana Emília (JoãoPessoa) - 21/07/2011

    Pra mim pouco importa se Maria teve ou não filhos;o que importa é transmitir a mensagem de Jesus.Não somos dignos de julgar,cada um por sua fé escolha o que pensar."Fazei tudo o que Ele vos disser"

  • José C.J. (São Paulo) - 15/07/2011

    José e Maria eram seres humanos como qualquer outro, Maria foi escolhida para dar a luz a Jesus simplesmente porque ela era uma mulher temente a Deus e guardava os seus preceitos. A Bíblia nos informa que José também era homem justo que guardava os ensinamentos do Senhor. Só na cabeça desse povo é que um homem vai se casar com uma mulher e não ter um relacionamento sexual com ela. José e Maria foram escolhidos para serem os pais de criação de Jesus porque além de serem obedientes a Deus eles também era da linhagem...

  • José C.J. (São Paulo) - 15/07/2011

    Tiago, Judas, Simão e José eram na verdade filhos do casal José e maria,filhos que o casal tiveram depois do nascimento virginal de Jesus. A palavra de Deus nos afirma que José e Maria tiveram filhos e filhas. Analisando o assunto pela ótica da biologia, na verdade Jesus não era filho Biologico de Maria nem tampouco era irmão biológico de seus irmãos e irmãs que são mencionados na Bíblia. Jesus não foi gerado da união do óvulo de Maria com o espermátozoide de José. O nascimento de Jesus Cristo foi um milagre operad...

  • Sven (Bergen) - 20/04/2011

    Respondendo "ao pé da letra" como fazem os protestantes: Se fossemos interpretar João, 19:26-27 de forma literal, e Maria tivesse outros filhos além de Jesus, ele não a teria entregue a João quando foi crucificado, ele a teria entregue ao seu irmão mais velho e não a um "estranho". Essa atitude de Jesus mostra que ele NÃO tinha irmãos, ou que a interpretação católica (de que Jesus entregou a Humanidade à Maria) está correta... Escolham...

  • Di (Vitória - ES) - 10/04/2011

    Sim. Em Mateus 1:24-25 nos diz: "Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus." (Bíblia Sagrada - Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Reflita: Por que Deus manteria o compromisso de José com Maria se ela tivesse sido escolhida para permanecer virgem? Maria foi uma mulher abençoada, um exemplo de serva do Deus Altíssimo, escolhida para dar à luz ao filho de Deus: Jesus Cristo nosso Senh...

  • Maria Idalia Alves (Ananindeua-Pa) - 30/03/2011

    Bem,eu acho que sim que Maria teve filhos e filhas, pois era tradição ter muitos filhos no casamento, e isso e de facil entedimento,pois devemos estudar e biblia levando em conta a historia e os costumes da época.Deus ñ iria deixar Maria que foi uma serva sem filhos e Jose sem descendentes.

  • ANTONIO (CURITIBA) - 21/03/2011

    AMIGO, IRMÃO MARCIO: LENDO O LIVRO DE URANTIA, VOCÊ ENCONTRARÁ ESTA E MUITAS OUTRAS RESPOSTAS ÀS INÚMERAS PERGUNTAS QUE VEM DO SEU CORAÇÃO A RESPEITO DE JESUS O FILHO DEUS ENQUANTO HOMEM. OS TEOLOGOS E A TEOLOGIA ATUAL TENDEM A NOS CONFUNDIR AINDA MAIS COM RESPOSTAS EVASIVAS BASEADAS PURAMENTE NA TRADIÇÃO ESCRAVA E DOGMATIZADA aclaio@bol.com.br