Imagino que a sua pergunta seja em relação à data de composição dos 4 evangelhos.

Você deve saber que determinar a data de escritura de um livro da Bíblia é uma verdadeira empreitada. Há muitas hipóteses e poucas certezas. Isso se aplica muito aos livros do Antigo Testamento. Para dar um exemplo, em relação aos 5 primos livros da Bíblia, há exegetas que dizem que os livros foram escritos há 800 anos antes de Cristo e outros há 500. São 300 anos de diferença!

Em relação aos livros do Novo Testamento a discrepância de datas não é assim tão grande. Todos os livros, nesse caso, teriam sido escritos dentro de um período de 50 anos. Provavelmente os primeiros escritos são as cartas de Paulo, escritas a partir dos anos 45-50, e os últimos teriam sido os escritos de João, principalmente o IV Evangelho e o Apocalipse, que teriam sido escritos entre os anos 90 e 100 depois do nascimento de Cristo.

Data da composição dos Evangelhos

Falanco especificamente dos Evangelhos, sabemos que o primeiro e o quarto são obras de dois apóstolos, enquanto Marcos e Lucas não são apóstolos. Marcos "aprendeu" sobre Cristo a partir das pregações de Pedro. Lucas, médico e discípulo de Paulo, invés, fez uma grande pesquisa para escrever o Evangelho e o Atos dos Apóstolos.

Como já dissemos, João teria sido escrito por último, por volta do ano 90. Para os outros três evangelhos, ditos sinóticos, é difícil estabelecer uma ordem. Teriam sido escritos por volta do ano 70, 20 anos antes de João. Segundo um testemunho muito antigo (Papias), Mateus teria escrito depois de Marcos. Clemente, invés diz que Mateus escreveu depois de Marcos e Lucas. A tradição seguinte, a partir de Irineu, conservou a ordem Mateus, Marcos e Lucas.

Há perguntas que ficam sem respostas: Por que Marcos é tão sóbrio, suscinto a respeito dos ensinamentos de Cristo? Teria sido o primeiro Evangelho a ser escrito, apesar de Clemente dizer que foi o terceiro? E de onde Lucas conseguiu as fontes dos textos que lhe são próprias? E também não sabemos se eventualmente os 3 evangelhos sinóticos receberam ou não acréscimos depois da primeira elaboração.

Nós não temos mais os textos originais que saíram das mãos dos evangelistas. Os fragmentos mais antigos que temos são de ao menos 100 anos depois que os textos foram escritos. Portanto não é possível datar exatamente os evangelhos. Em linha geral, poderíamos dizer que os sinóticos foram escritos por volta do ano 70 e o Evangelho de João por volta do ano 90.