Babilônia, primeiro de tudo, é o nome de uma cidade mencionada frequentemente na Bíblia, ficando atrás apenas de Jerusalém. Era uma cidade importante em todo o Oriente Próximo até cerca de 400 anos antes da vinda de Cristo. Era localizada na terra fértil da Mesopotâmia, no atual Iraque.

Por causa do poder político que tinha e do contraste que sempre existiu com a região de Israel, essa cidade ficou emblamaticamente conhecida como a cidade inimiga de Jerusalém: no fim dos tempos, a destruição dessa cidade coincide com a exaltação de Jerusalém, a Jerusalém Celeste. É uma metáfora que mostra o triunfo do poder de Deus contra seus inimigos.

Em relação à etimologia, Babilônia é uma palavra grega  (Βαβυλών), mas ao mesmo tempo é uma adaptação da palavra acádica Babili. O seu significado, em acádico, seria "porta de Deus". Em hebraico, na Bíblia, o seu nome é Babel (בלבל), que em Gênesis 11,9 é interpretada com o significado de "confusão" (torre de Babel), graças a uma ligação que o autor faz com o verbo bilbel (בלבל), que significa "confundir".