Olá D. S. Silva de São Paulo / SP!

A pergunta que fazes me levou ler com atenção o texto de Gênesis 9,1-28 em especial os versículos 21 a 25, onde fala que Cam foi duramente amaldiçoado por seu próprio pai? Será que por ter visto o pai nu seria tão pecaminoso a ponto de ter sua descendência condenada à servidão?

Antes, leiamos o texto a ser estudado:

“21Bebendo do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda. 22 Cam, pai de Canaã, viu a nudez do seu pai, advertiu, fora, a seus dois irmãos. Mas, Sem e Jafé tomaram o manto, puseram-no sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costado, cobriram a nudez do pai, seus rostos estavam voltados para trás e eles não viram a nudez de seu Pai. Quando Noé acordou de sua embriaguez, soube o que lhe fizera seu filho mais jovem e disse: Maldito seja Canaã; Que ele seja para seus irmãos o último dos escravos”.

Vamos fazer uma análise bíblica. Na leitura normal do texto não percebemos a gravidade do fato de Cam ver seu pai nu. Diz o texto sem muitos detalhes, “viu seu Pai nu, e advertiu, fora, a seus dois irmão” está é a tradução da Bíblia de Jerusalém, a Bíblia Almeida é mais clara que a tradução da Bíblia de Jerusalém, assim diz: “vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmão.” O texto é este, não existe maiores explicações e nem se cogita que Cam tenha praticado praticas homossexuais com o pai. São especulações que os estudiosos fazem do texto bíblico.

Entretanto o episódio narra às conseqüências: a dura  punição de Cam que nos leva a pensar que o acontecido de Noé, pai de Cam, não estando sóbrio, tendo bebido vinho, seu filho Can teria se aproveitado da  situação de embriaguês do pai para fazer algo abominável.

Podemos nos perguntar, o que significa ver a nudez?

Quando Moisés se refere às leis dos pecados sexuais em Levítico, usa o mesmo termo de Gênesis para “nudez” Vejamos pelo menos um texto para saber o significa de “ver ou descobrir a nudez de alguém” no pensamento de Moisés:

Levítico 20,17 a 20:

“O homem que tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a dele, comete uma ignomínia; Serão exterminados na presença dos membros do seu povo; pois, descobriu a nudez de sua irmã; e levará o peso da sua falta. O homem que se deitar com uma mulher durante as regras dela e descobriu a sua nudez, põe a descoberto a fonte de seu sangue, e ela mesmo descobriu a fonte do seu sangue, serão ambos eliminados do meio do seu povo. Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe e nem a nudez da irmã de teu pai; Assim, pôs a descoberto a sua própria carne, e levarão o peso da sua falta”.( Levítico 20,17 a 20) Bíblia de Jerusalém

Da leitura deste texto podemos interpretar que os verbos “ver ou descobrir a nudez” é mais do que simplesmente observar com os olhos alguém nu, a expressão indica contatos íntimos ou mesmo relações sexuais. Assim, provavelmente, o que Cam fez foi mais do que ver seu pai nu. Talvez para não constrangir o leitor a expressão do texto é mais sútil.

Pela conclusão do episódio, se passa a imaginar, que o fato foi mais grave que se imagina. Cam acaba de merecer uma punição dura pela ação cometida. Temos conhecimentos que a linhagem de Cam, os Cananitas, perpetuaram práticas homossexuais, e anos mais tarde Deus destruiu Sodoma e Gomorra por causa de perversões, dentre elas, desta mesma natureza. O episódio de Lot, os anjos e os homens de Sodoma, narrado em Genesis 19, mostra que os cananitas queriam cometer atos homossexuais com os anjos que foram visitar a cidade, e só não fizeram por que foram impedidos pelo poder de Deus.

Ao falar do pecado de Cam se enfatiza a “impiedade e vileza de seu caráter” e que “estas características de maldade perpetuaram-se em Canaã e sua posteridade, cujo delito, continuado, atraiu-lhes os juízos de Deus”.

Não supomos que ver alguém nu seria tão abominável para ser descrito como lemos. E como foi mencionado, os descendentes de Cam realmente foram punidos por essas práticas homossexuais.

Concluindo: Na pergunta sobre a veracidade do pecado de Can, contra o Pai, muito teólogos assim interpretam, deixando claro, que não foi um simples olhar, mas um olhar segundo as escritura que se entende em manter relações sexuais. Por isso também a maldição do Pai para a ação descabida do filho Cam. Do estudo deste texto estou mais inclinado a aceitar que neste episódio, não interpretamos apenas como um ver a nudez, mas mais que isto, esta incluída a pratica homossexual de Cam.

Fonte de Consulta:

LAPPLE, ALFRED, Bíblia, interpretação atualizada e catequese, vol. 1, o Antigo Testamento 1, Paulinas, São Paulo 1980, pág. 74-75.

SALES, P. M., La Sacra Bibbia,  Commentata de Sales, Editrice Subalpina, Milano, 1931, pág. 15.

Imagem de Noé e seus filhos Cam, Sem e Jafé