O texto de Mateus diz:

Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. (19) Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.

Leitura da tradição e problema

Contextualizando a sua pergunta, começo dizendo que essa passagem, para os cristãos católicos, é o texto base que fundamenta a teologia do primado de Pedro e do papa como representante de Cristo à frente da Igreja. Esse ponto da fé católica se baseia na proeminência da figura de Pedro nos evangelhos e outros escritos do Novo Testamento. Era o primeiro entre os apóstolos e, apesar de seus pontos fracos, foi confirmado na fé e recebeu de Cristo a missão de guiar a Igreja.

Na tradição dos padres da Igreja o papel de primazia da igreja de Roma fica bastante claro (Clemente, Inácio de Antioquia.

Todavia esse primado foi também discutido, mesmo antes da Reforma de Lutero. Já as igrejas Armênias e Coptas colocaram questões inerentes ao papel de Roma e depois também a Igreja Oriental, com o cisma de 1054. Depois também Lutero não reconheceu esse papel.

A posição católica é muito claro e pode ser lida através dessa nota de 1998, assinada pelo então Cardeal Ratzinger. Hoje existe consciência também na Igreja católica que o papel centralizador do Papa pode ser um empecilho para o ecumenismo, mas ao mesmo tempo, se usado com a abertura típica dos últimos pontífices, pode ser uma arma que incentive o encontro dos cristãos.

A rocha: Pedro pedra

No texto mencionado acima, que se situa dentro do contexto da profissão de fé de Pedro ("Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo"), Jesus afirma, referindo-se a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja." É evidente que Pedro é comparado a uma pedra. Essa comparação tem um fundamento no próprio nome do apóstolo. Ele era chamado Simão, nome mudado por Jesus para "Cefas", que significa "rocha", que se tornou  "Pedro" nas nossas línguas. Não creio haver muita importância saber se Jesus se refere, quando fala de "pedra", à pessoa de Pedro ou ao seu testemunho de fé. Não podemos separar uma profissão de fé da pessoa que a faz. É claro que o fundamento da igreja é sempre Cristo, o sujeito da profissão de fé feita pelo apóstolo.

Pedro primeiro papa?

Certamente Pedro não tinha consciência de ser papa como conhecemos essa figura de hoje. A igreja não havia a organização de hoje e não era tão difundida. De qualquer forma é evidente que depois da morte de Cristo Pedro teve um papel de protagonista. Roma, como sede do pontificado, obviamente é uma questão política, que deriva das questões históricas da humanidade, pois era o centro do império romano, lugar onde Paulo e Pedro sofreram o martírio. Nos escritos do Novo Testamento o centro da comunidade cristã era Jerusalém.

Ligar e desligar

No versículo 19 do texto citado no início, Jesus fala das chaves do Reino dos Céus, dadas a Pedro. Precisa colocar essa imagem com o final do versículo anterior, que fala que as "portas do Hades" não prevalecerão contra a igreja. Ou seja, assim como o reino dos mortos  (Hades, em hebraico Sheol) tem portas, também as tem o reino dos céus. Essa passagem sublinha portanto o papel do apóstolo Pedro na “cidade de Deus”, o Reino dos Céus. As suas chaves são entregues a Pedro, a quem cabe abrir ou fechar o acesso.

“Ligar” e “desligar” são dois termos usados no mundo judeu com o sentido de “condenar” e “absolver”, respectivamente, em relação à disciplina. É também usada em relação às decisões doutrinais ou jurídicas e nesse âmbito tem a função de “proibir” (ligar) ou “permitir” (desligar). Nesse contexto, a mensagem dessa passagem indica que Pedro exercerá a função disciplinar.de admitir ou excluir as pessoas na comunidade administrando também todas as coisas em relação à doutrina e à moral. As decisões serão confirmadas por Deus.