Filipos era uma cidade grande da Macedônia, uma colônia romana, hoje situada no território grego. A cidade foi evangelizada por Paulo, durante a sua segunda viagem (Paulo fez 3 viagens missionárias), por volta do ano 49 depois de Cristo, pouco menos de 20 anos depois da morte de Cristo (veja Atos dos Apóstolos 16,12-40). Além disso, esteve lá outras duas vezes, na terceira viagem.

Os discípulos que ele fez naquela cidade o estimavam muito, tanto que chegaram a fazer coleta para socorrê-lo quando estava em Tessalônica (veja Filipenses 4,16) e em Corinto (veja 2Coríntios 11,9). E quando Paulo escreve a carta aos filipenses, o seu objetivo é exatamente o de agradecer pelos dons que acabara de receber (veja Filipenses 4,10-20). Paulo não gostava muito de receber favores, mas estimava de modo especial a comunidade de Filipo que a ajuda deles não lhe causa problemas.

Quando escreve a carta aos filipenses Paulo está preso. Não se sabe bem onde era essa prisão. Alguns dizem que era a última, aquela de Roma, mas é provável que se tratase de outro lugar.

Sobre a sua pergunta, sobre as primerias conversões em Filipo, a fonte que temos é o já citado texto de Atos dos Apóstolos 16.  Paulo, com Silas, conversam primeiro de tudo com as mulheres (Atos 16,13). A primeira pessoa mencionada, como alguém que escutava as palavras de Paulo, é Lídia, uma negociante de púrpura.  Da narração de Atos dos Apóstolos parece claro que ali existia uma comunidade de Judeus e foi a essa comunidade que Paulo anunciou a mensagem de Cristo.