Realmente esta é uma prática não digna de um servo de Deus, de um discípulo. Mas tenho certeza que não são todas as pessoas da igreja que se comportam assim.

O texto de Malaquias, o último livro do Antigo Testamento, diz:

Trazei o dízimo integral para o Tesouro, a fim de que haja alimento em minha casa. Provai-me com isso, disse Iahweh dos Exércitos, para ver se eu não abrirei as janelas do céu e não derramarei sobre vós bênção em abundância.

Toda a passagem de Malaquias 3,6-12 fala dos dízimos para o templo. Sobre o dízimo já comentamos várias respostas aqui no site e convido a aprofundir o tema lendo-as. Aproveito, invés, a ocasião para falar do risco que pode haver certos métodos de leitura bíblica.

Há várias pessoas que abrem acaso a Bíblia e lêem uma passagem, tentando tirar indicações para a própria vida. Isso, por um lado, pode ser expressão de fé na palavra de Deus e, por outro, pode representar um perigo, pois a Palavra é tirada do contexto. Para ficar no tema dos líderes religiosos, que se caracterizam pela ganância e sede de riqueza, por que eles não escolhem ler Malaquias 2,1: "é para vós esta ordem, ó sacerdotes: Se não escutardes, se não levardes a sério dar glória ao mem nome, mandarei contra vós a maldição e amaldiçoarei a vossa bênção"? Certamente é por que não convem. Isso denota claramente o risco e a possibilidade de usar tal método para a manipulação das ideias do público.

Interpretar a palavra de Deus é uma virtude e exige sabedoria
O texto bíblico deve ser interpretado dentro de um contexto. Sem o seu contexto a Palavra de Deus fica órfã da sua natureza, pois Deus se revela através da história do seu povo e essa história é essencial para a interpretação da mensagem. Precisa sempre interpretar e não simplesmente ler com os olhos fechados. Para interpretar, às vezes, é necessário estudo e capacidade de saber discernir a mensagem, ligando textos, tendo uma visão ampla dos livros da Bíblia. Há passagens difíceis, que precisam de certa capacidade para poder interpretá-los. Às vezes é até mesmo necessário certa humildade e reconhecer a difuldade de leitura.

Concluindo
Convido a ler a Bíblia com seriedade e não como um jogo. Ela é fundamental para a vida, mas não podemos pensar que 2 palavras tomadas ao acaso, aleatriamente, podem transformar a nossa vida. Tome cuidado você mesmo com tal prática e, principalmente, desconfie de quem quer lhe ensinar as vias do Senhor seguindo esse método.