Olá Vandir Zacarias da Silva, Belo Horizonte / MG!

Esta correta a sua observação quanto ao título Filho de Davi, que os cegos (Para Mateus 20,29-34 eram dois cego, para Marcos 10,46-52 em sua narrativa era somente um cego) gritaram. Existe nesta expressão “filho de Davi”  referências Bíblicas muito estreitas.

Filho de Davi é um título messiânico, (conf. 2Sm 7,1; Rm 1,3) que o judaísmo usava muito em seu texto sagrado, preanunciado a vinda do Messias.

O evangelista Mateus, que escreve seu evangelho em Jerusalém para Judeus convertidos ao cristianismo e comunidades da Judéia se utiliza muito dos textos Antigo-testamentários, para ajudar seus ouvintes a entenderem e aceitarem a Jesus como messias e salvador. São centenas de textos do Antigo Testamento utilizados como sentenças encaixadas nas narrativas do texto do Novo Testamento.

Mateus dentre os quatro evangelistas é aquele que mais usa o título “Filho de Davi” para Jesus. (existia uma crença que o Messias viria da família de Davi).

Entretanto o texto mostra que Jesus aceitou esta designação com muita reserva. Jesus entendia que a expressão “Filho de Davi” iria diminuir a compreensão humana do Messias. Dificilmente os Judeus iria aceitar. Os textos dos evangelhos demonstram a dificuldade que tiveram os apóstolos de entenderem Jesus e sua missão. Jesus se apresentava com o título misterioso o “Filho do Homem”.