O texto completo do nosso leitor está aqui embaixo

 Se alguém ver esta mensagem queira me desculpar por fazer este tipo de pergunta. Não sou católico nem evangélico mas tenho muita fé em nosso senhor Jesus Cristo. Sei que minha fé é muito pouca, porém não gosto de ficar sentado no banco de qualquer igreja e não gosto de ficar com os olhos fechados, como os pastores da igreja da minha esposa ordenam,  ou como os demais membros da igreja falam que eu não acredito nas pregações. Mas sou um homem muito abençoado por Deus e tenho certeza disto por eu ter tido a má sorte de adquirir um câncer de gargante e o Senhor me deu a cura e eu não tenho nenhuma credibilidade sobre religião nenhuma. Então gostaria de saber como devo fazer para seguir com muita fé na direção de Cristo. 

Paulo, muita gente se encontra como você e vive exatamente como você menciona a própria fé. Muitos acreditam em Deus de forma radical, mas não conseguem engolir as doutrinas pregadas pelos pastores e padres e não conseguem aceitar instituições que parecem limitar o conceito de Deus dentro de certas categorias, de certas práticas.

A Bíblia ensina sempre que a fé tem que aparecer, tem que ter respostas concretas na vida diária (veja principalmente a Carta de Tiago). Todavia cada um tem uma experiência própria de fé, que deve ser também vivida em comunidade, em sociedade. Você descobre como vivê-la. E se uma igreja é aberta não pode colocar você dentro de uma "caixa" e dizer: "pratica assim a tua fé". A fé é uma coisa íntima, vivida com Deus. 

Por outro lado, como já insinuei, é verdade que a pessoa não é isolada, não vive numa ilha. E o carisma sempre, infelizmente, acaba tendo uma forma institucional, que o ajuda sobreviver e, às vezes, o limita. Todavia é algo imprescindível. Acho que você encontrará a própria estrada, dentro da liberdade dos filhos de Deus, preservando a sua convicção e sem perder a própria personalidade.