Você tem toda razão no seu comentário-pergunta. Todos os conceitos de doenças que temos hoje, o avanço da medicina eram inconcebíveis há 2 mil anos. Se alguém sofria de epilepsia não havia médico que pudesse imaginar que se tratasse de uma doença causada por fatores reurológicos. A conclusão mais comum é que se tratava de algum mal, uma possessão demoníaca. Isso acontecia até pouco tempo atrás e, com certeza, ainda assim é vista tal doença em vários lugares do mundo.

Nós costumamos projetar as concepções que temos hoje, depois de 2 mil anos de desenvolvimento científico, às situações que encontramos na Bíblia e nos esquecemos que mesmo sendo Palavra de Deus, o que encontramos na Bíblia foi escrito por mãos humanas. De fato, Deus se serve da história para revelar a sua vontade. A mensagem divina não está por ar, não é um ditado, alheio à realidade. Deus inspira pessoas comuns e através delas transmite sua mensagem, encarnada numa realidade concreta. É por isso que o estudo é fundamental para entender bem as Escrituras.

Apesar dessa consideração, nada se tira do valor das curas feitas por Jesus. Uma ralidade sem mal é projeto divino e as curas que Ele faz são sinais que querem nos conduzir na direção dessa Nova Terra, uma terra sem mal.