Olá Diego do Santos de SJB / SC!

Sobre a etimologia da palavra

A origem da palavra Bíblia é muito antiga. As primeiras Bíblias foram escritas em papiros e guardadas em rolos. Está era a forma utilizada e a maneira mais pratica de se fazer. De origem egípcia os papiros foram usados pelos Romanos e comercializados pelos fenícios.

A língua grega na formação da palavra Biblia

A palavra grega para designar papiro é biblos. Este nome vem do nome do porto Fenício de Biblos (atual Jubayl / Líbano), porto este que recebia os papiros egipcianos e vendia em todo o Mediterrâneo.

Para designar várias Biblias no grego se dizia “ta Bíblia”. Esta forma nos diz varias livros. Com o decorrer do tempo e a comercialização do papiro no império Romano a utilização do termo no latim eclesiástico passou a ser usado para mostrar um conjunto de livros sagrados que formam a Bíblia. Hoje conhecemos a Bíblia formada em duas partes Antigo Testamento e Novo Testamento e muitos livros.

Entretanto o vocábulo de origem grega Biblios não se encontra escrito nos livros Sagrados. Ali ela é citado com os termos: As escrituras, as Sagradas Letras, as Sagradas Escrituras, o Livro.

A descrição etimológica poderia se estender por outras páginas. Mas penso que já é o suficiente para início de compreensão.