Não é assim como você menciona na pergunta. Há muitas projeções do nosso mundo moderno na cultura daquela época. É impossível, por exemplo, pensar em "casa aos fundos". As casas em si eram muito precárias, e não havia o luxo de poder construir diversas dependências. Muitas casas, principalmente dos agricultores e pastores, como parece ser a família de Jessé, eram formadas unicamente por um quarto, onde dormia toda a família. Coisa que aliás acontece ainda hoje em várias partes do mundo. E não existia, por isso, muito menos diversas portas por onde as pessoas podiam entrar e sair.

Um filho era sempre um filho e nunca era discriminado pelos pais. É claro que existia, como hoje, discriminações, tanto entre os irmãos como também na sociedade. Só isso era igual naquele período. Além disso, a Bíblia não dá uma imagem negativa de Davi. 1Samuel 16, a passagem que descreve a unção de Davi como rei de Israel, em Belém, conta simplesmente que ele era "o menor" e que "estava cuidando das ovelhas". Na família daquela época, o primogênito tinha os principais direitos e era a ele que cabia as principais ocupações da família. É simplesmente por isso que Davi ficou por último. Inclusive, quando ele é chamado e chega diante de Samuel, o texto bíblico diz que "era ruivo, de belo semblante e admirável presença".

Com Davi, através de Samuel, Deus começa a mostrar a seu povo que escolhe os menores e não necessariamente aqueles que a sociedade julga os primeiros.