Olá Conceição de Ipueiras/ CE!

O Novo Testamento está escrito, com muitas citações do Antigo Testamento. A mensagem de Jesus foi anunciada para os Judeus, que conheciam o texto do Antigo Testamento quase que de memória. Muitas vezes os evangelistas se utilizavam das chamadas sentenças encaixadas, (citações do Antigo Testamento) para que os ouvintes pudessem compreender a mensagem.

Não vou colocar aqui muitos textos, pois são centenas, a cada passo nos deparamos com um coloco apenas uma ilustração para que possas te animar na procura destes profetas citados no Novo Testamento;

1 – Em Mateus na passagem da fuga para o Egito... Mateus 2,17ss. O evangelista Mateus utiliza um texto de Jeremias.

17 Então cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se uma voz de Rama, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos, e não quer consolação, porque não existe mais”. (Mateus 2,18 utilizando um texto de Jeremias 31,15) Bíblia de Jerusalém

Outro texto de Lucas 4,17-18:

“Foi lhe entregue o livro do profeta Isaías; abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito: 18 Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres......” (Lucas 4,17ss) Bíblia de Jerusalém.

Poderíamos continuar com um elenco enorme de nomes de profetas e textos dos profetas citados no Novo Testamento, penso que estes já são suficientes para a resposta.