Olá Eva de Carvalho.  de Rondon / PR!

Está correta a sua observação. Existem significados diferentes, quando se fala versículos ou se fala texto. São palavras parecidas, mas de compreensão diferente. Normalmente a nossa compreensão é está. Por este motivo a sua dúvida, quando o Pastor falando em texto e versículo não fez tanta distinção. Chama um pelo outro.

Por princípio como é palavra do Pastor, veio a dúvida que sua compreensão estivesse errada. Talvez o Pastor não quis induzir ao erro, simplesmente facilitar. Mas esta facilidade de compreensão causa dúvida.

Conhecemos muito bem o que é versículo, pois estamos lendo, falando buscando compreensão a cada hora. Não temos dúvidas sobre isto. Entendemos o texto como um conjunto de versículos que formam um texto. Vejamos o que os livros de literatura nos dizem:

O que um texto?

Entendemos o texto como um conjunto de frases, ou seja, algo que foi feito para ser lido. Mas a definição de texto não é tão simples quanto parece.

Podemos dizer que os textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais.

Os textos não são simples amontoados de palavras ou frases, sem uma ordem gramatical, eles precisam fazer sentido.

O que é versículo?

Define-se versículo como um parágrafo curto, entendemos que a subdivisão de um capítulo de um livro sagrado, como ocorre na Bíblia e no Alcorão.

A versão clássica da Bíblia contém 31.102 versículos, dos quais 23.145  estão colocados no Antigo Testamento e os outros 7.957 fazem parte do  Novo Testamento.

Na exegese bíblica falasse de texto formado por perícopes (conjunto de versículos) e tendo como unidade de localização no texto bíblico o versículo.