Olá Sandra do Rio de Janeiro / RJ!

Igreja de Pérgamo (Ap 2,12-18)

A cidade de Pérgamo foi construída em torno a uma pequena montanha. Na Acrópole se destacava o templo de Zeus, salvador, uma das principais divindades gregas.

Pérgamo chamada por João trono de Satanás

Devido ao culto ao deus Zeus e centro importante do culto ao Imperador era considerada o trono de Satanás, nela era a habitação de Satanás. Para João a simbologia de Satanás se traduz na força sobrenatural da Besta, nomeada tantas vezes no Apocalipse de João. A cidade estava cheia da idolatria da besta. Foi a primeira cidade da Ásia a possuir um templo ao imperador Romano Augusto e a Roma (29 a.C.). Em seus templos eram tratadas a saúde invocando o Deus Asclépio, deus da saúde, com uma popularidade muito grande, e em seus templo os sacerdotes tratavam os casos de demência. Os Romanos marcam presença a partir de 133 a.C, e passou ser capital da província da Ásia. Sede do pro cônsul e centro do culto imperial. Importante centro industrial se caracterizou pela fabricação do pergaminho de couro de carneiro.

Atualmente a cidade de Pérgamo esta aos pés da antiga Pérgamo dos Romanos. As ruínas mostram a riqueza e importância desta cidade.

Imagem: Mapa da localização da cidade de Pergamo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: A réplica do altar de Pérgamo, reconstruido na cidade de Berlin, Alemanha.