Os dois reinos de Israel e Judá é o resultado da divisão do Império único que havia no tempo dos reis Saul, Davi e Salomão. Depois de Salomão foram criados dois reinos, aquele do norte (Israel), cuja capital era Samaria, e aquele do Sul (Judá), cuja capital era Jerusalém. Os profetas sempre viram nessa divisão um limite muito grande ao seguimento da vontade de Deus e almejavam a unidade, que na verdade nunca aconteceu. Esse é o sonho também de Ezequiel, como dito em 37,15-27.

O Reino do Norte foi conquistado pela Assíria em 721 antes de Cristo. Quase 200 anos depois, em 587, o Reino do Sul também foi conquistado pela Babilônia. Alguns anos depois, o poder dos judeus em Jerusalém foi restabelecido, mas não com as mesmas características de antes. Desde esse tempo, os habitantes de Jerusalém não aceitaram a participação dos samaritanos, do Reino do Norte, na restauração do reino.

É assim que nasce o judaísmo, de onde vem o termo judeu, que nós normalmente usamos hoje. A "descendência" do Reino do Norte podemos dizer que são os Samaritanos, um grupo pequeno que existia no tempo de Cristo e até hoje conta com algumas centenas de membros.

Veja esse texto, com elucidação sobre o uso dos termos "hebreus", "judeus" e "israelita".

 

O texto de Ezequiel 37

Como você acenou na pergunta e já mencionei acima, Ezequiel sonhava com a união dos dois reinos divididos desde o fim do reinado de Salomão. Tem uma visão na qual Iahweh, através de uma imagem plástica (a união de dois molhos de lenha) diz:

"Eis que tomarei os israelitas dentre as nações, para as quais foram levados, e reuni-lo-ei de todos os povos e os reconduzirei para a sua terra, e farei deles uma só nação na terra, nos monte de Israel, e haverá um só rei para todos eles. Já não constituirão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos" (Ezequiel 37,21-22).

Ezequiel é um profeta que fala no tempo em que o povo de Judá estava exilado em Babilônia. A sua é uma mensagem de esperança: sonha em voltar para a terra prometida, mas almeja que essa volta seja também uma restauração do Reino unido: todo o povo caminhando sob a vontade de Deus. É uma mensagem para um período histórico determinado, mas pode ser aplicado para nós igreja hoje, que caminhamos divididos, como também para os sionistas, que desejam um estado de Israel teocrático.