Olá Rogério Costa David de Pará de Minas / MG!

Para responder esta pergunta devo considerar o local do Batismo de Jesus: Atualmente existem dois locais considerados pelos estudiosos, como locais do Batismo de Jesus.

Primeira Tese:

Os que consideram que o Batismo de Jesus tenha acontecido na região da Galiléia. Está é a idéia que o Rogério supõe. Os protestantes consideram esta tese, e ali realizam cerimônias de Batismo e renovação de batizados.

Segunda Tese:

Na região de Jericó onde passa o Rio Jordão, este local é sinalizado por muitas igrejas cristãs. Está teoria é que estou considero na resposta.

Algumas explicações sobre o local do Batismo de Jesus.

Já foram assinaladas na resposta a pergunta, “Onde João Batista batizava as pessoas?” Na verdade a pergunta envolve discussões em torno à exatidão do local existindo diferenças interpretativas do texto que aparece nos Sinóticos e o evangelho de João, e alguns pesquisadores.

O que nos diz os Sinóticos e o evangelho de João.

O texto de Jo 1,28 narra:

28"Isto se passava em Betânia, do outro lado do Jordão onde João Batista batizava" (João 1,28) Bíblia de Jerusalém.

ou seja, do lado oriental do rio, (hoje no território da Jordânia) num lugar chamado Bethabara (conforme manuscritos antigos) ou Betânia (esta Betânia que o evangelista apresenta é diferente da Betânia próxima a Jerusalém, onde morava Lázaro, e suas irmãs marta e Maria). A narrativa dos sinóticos apontam a região de Jericó as margens do Jordão. Assim entendemos que João Batista (que se encontrava em Betânia) falava de um acontecimento o batismo de Jesus, que ocorre no curso inferior do rio Jordão, na região de Jericó, no deserto. O texto nos descreve que João Batista estava pregando um batismo de conversão no deserto da Judéia quando batizou Jesus (Mateus 3,1-13). Isso condiz com a localização próxima a Jericó.

 Alguns pesquisadores querem afirmar que Betânia e Bethabara se encontravam na parte superior do Rio Jordão, pois atestam que João não batizada só em um lugar, mas ao longo do Rio Jordão.

Muitas denominações protestantes, visitando com seus grupos à Israel, utilizam um memorial do Batismo de Jesus, logo na saída do Rio Jordão do mar da Galiléia. Portanto entendem que o local do Batismo de Jesus seja este localizado na Galiléia. No meu entender, penso que a força da tradição do local do Batismo, onde hoje esta indicado, perto da cidade de Jericó, ou mesmo no outro lado do rio Jordão em território pertencente à Jordânia é o local onde João Batizava.

Um outro fator preponderante que nos leva a verdade é que exatamente nesta região do Batismo de Jesus existiram muitas igrejas judaico-cristãs até o séculos VII e VIII, ali erguidas para lembrar o fato do Batismo de Jesus, isto reforça a convicção do local do Batismo de Jesus e o local em que João batizava.

Respondendo pela pergunta da distância.

Caro leitor para responder a pergunta considero como local de Batismo de Jesus as margens do Rio Jordão nas cercanias de Jericó. (De Jericó até o local do batismo de Jesus em torno de 8 Km, (conf.Guida di Terra Santa, de Claudio Baratto) De Nazaré a Jericó, pela via do vale do Rio Jordão são em torno de 90 Km. Distância de Nazaré até o local do Batismo de Jesus (cercanias de Jericó = 98 Km.

Para aqueles que entendem que o batismo de Jesus foi na Galiléia na parte inferior do Mar da Galiléia onde o rio Jordão recomeça novamente seu curso a distancia de Nazaré até este local não passa de 40 km, pois de Nazaré até Tiberíades são 29 Km, sendo o local um pouco mais abaixo.

Consulta:

Nazareth & Lower Gallee Tourist Map, NazarethTourism Information Center, Blustein Maps & More Ltd, Publishing, 2013

BALDI, Donato, Guida di Terra Santa, Gerusalemme, 1953.

HOADE, Eugene, Guide to the Holy Land, 11ªedição, Franciscan Printing Press, Jerusalem, 1982.