Olá Valdemir de Souza Lima de Goiânia/ GO!

A pergunta deixa dúvidas, se refere a este momento de fome, em que a família de José vai ao Egito para comprar alimentos junto com outros grupos. Se poderia responder a partir desta compreensão. Mais adiante o texto fala da entrada da família de José, no Egito incluindo, seu velho Pai seus irmãos e todos os descendentes, e bens que possuíam, a pergunta se refere a este momento. Mesmo assim se sabe que muitas caravanas de mercadores cruzavam as fronteiras pelo comércio.

 

Vou expor uma resposta, se o assunto é outro, peço o favor de refazer a pergunta.

 

Lendo a história José que aparece no livro do Gênesis, no capítulo 42 ela nos fala que a região de Israel, sofria uma grande fome, e existia escassez de alimentos. E que no Egito era possível comprar trigo e outros mantimentos. O texto de Gênesis 42,1 nos fala:

“Jacó, vendo que havia mantimentos à venda no Egito, disse a seus filhos: “Por que estais ai olhar um para os outros? Eu soube disse-lhes “que há mantimento para vender no Egito. Descei e comprai mantimentos para nós, a fim de que vivamos e não morramos.”...5Foram, pois, os filhos de Israel comprar mantimentos, misturados com outros forasteiros, porque a fome assolava a terra de Canaã.

O texto bíblico do Gênesis é claro que junto com os filhos de Jacó, muita outra gente ia para o Egito comprar alimentos, o texto fala de forasteiros.