Quem escreveu o livro de Eclesiastes?

Pergunta de Lenilson, Casa Nova
Resposta de Luiz da Rosa, em 16/04/2010


Leia mais sobre Autores da Bíblia Eclesiastes

O livro começa assim: “Palavras de Coélet, filho de Davi, rei em Jerusalém.” Por isso, durante algum tempo, alguns atribuíram à Salomão a autoria do livro (filho de Davi, que se tornou o segundo rei de Israel). Todavia, Coélet não é um nome próprio, mas provavelmente indica aquele que fala durante o culto, na assembléia, ou seja, o pregador. É daí que nasce o termo “eclesiastes” (assembléia, igreja ).

Embora o livro mencione o rei (1,16), essa atribuição é mera ficcção literária do autor, que põe suas reflexões sob o patrocínio de um nome ilustre, um dos sábios por excelência de Israel. É um método comum entre os escritores sagrados.

Graças a aspectos linguísticos e à doutrina do livro, os exegetas têm certeza que ele foi escrito depois do Exílio em Babilônia (587 antes de Cristo), cerca de 400 anos anos depois da morte do rei Salomão. Muitos estudiosos dizem que o livro teria sido escrito no III século antes de Cristo, quando a Palestina era submetida pelos Ptolomeus.

7571 visitas

9 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 07/09/2014

    Jorge Lio - G. White??? Você se fundamenta nela porque? ?? Amado Jorge caia fora de seguir alguém. Jorge siga o Salvador. Ele disse que era " O CAMINHO VERDADE VIDA """ siga White você é um Morto. Seguindo outro Morto. Voce é um Mentiroso seguindo outro Mentiroso. Voce é um Perdido seguindo outro Perdido. Amado voce tem um SALVADOR pra que seguir "" livro de G. White? ??

  • Jorge Lio da Silva Silva (São José) - 07/09/2014

    Ao ler um trabalho Falsa esperança, do Libro "A Grande Esperança" de Ellen G. White, da editora Casa Pubicadora, faz referência A Eclesiaste 9: 5 referindo sobre A doutrina da imortalidade da alma vinda da filosofia pagã, substituiu a verdade de que "os mortos nada sabem". Acho que o ator deveria ser mais previdente "sábio" buscar a orgiem e quem escreveu "Eclesiaste" antes de emitir opinião de convencimento a um público leigo e transformando-os em cabresto de suas próprias convicções. Jorge Lio da Silva

  • Jeferson (cubatão) - 12/05/2014

    Quem escreveuuuu esse livro então!!!???

  • Pedro (Rio) - 29/01/2014

    Se foi escrito cerca de 400 anos anos depois da morte do rei Salomão, então, provavelmente, não foi escrito pelo Salomão!

  • jessilda dias (Vila Velha) - 29/01/2014

    Entao:foi ou nao foi Salomao?ele era um pregador?

  • IVETE (RIBEIRAO PRETO) - 31/12/2012

    gostei muito , grande sabedoria .....

  • aluisio porfirio junior (lauro de freitas ba.) - 07/06/2012

    é muitas vezes nos passamos em estudar bem a fundo,muito obriga por tirar essa duvida.

  • Diones Rafael (Ourinhos) - 27/08/2010

    Muito boa a resposta, a tradicional teoria que Salomão teria escrito três livros: Cântico, Provérbios, Qohelet é infudada pois a gramática hebraica, em algumas expressões, demonstra que os textos não podem ter sido escritos por Salomão (ap. 1000 aC).

  • luiz fernando de oliveira (jau) - 18/06/2010

    salomão escreveu cantares quando jovem proverbio quando estava na meia idade e elesiaste no final da vida amem