Olá Márcio José dos Santos de Salto / SP!

Localizamos a pergunta no livro do Cântico dos cânticos 2,9:

“9Como um gamo é meu amado.... um filhote de gazela. Ei-lo postando-se atrás da nossa parede, espiando pelas grades, espreitando da janela.” (Cântico dos Cânticos 2,9) Bíblia de Jerusalém.

Em resumo o versículo quer dizer que a amada está na casa dos pais, na cidade. O amado vem dos campos e apresenta na janela da casa. O Amado convida sua amiga para vir até o seu encontro. Eles cantam a beleza da estação, a primavera que esta a desabrochar, aparece às flores nos campos, os pássaros nos céus e a primavera se tornam a estação dos amores.

A esposa finalmente sente a aproximação e a voz do seu dileto amado. Ela vê seu amado como uma gazela, como um filhote do veado, saltando pelos montes, subindo as colinas, com beleza e rapidez ele vem para visitar sua amada. Ele esta para chegar já está perto do muro que cerca a propriedade paterna de sua amada, e esta olhando pela fresta da janela ele espia entre as grades e finalmente fala. O amado faz um convite a sua amada, para acordar do sono do exílio, acordar com toda a natureza primaveril, o inverno passou, o período das chuvas e do frio passou, (de dezembro a fevereiro), as flores reaparecem sobre a terra, embelezando a natureza, chegou o tempo das canções humanas do gorjeio do pássaros do canto melancólico das andorinhas que chegam dos países distantes. Os pés de figo começam a desenvolver seus galhos e folhas, os vinhedos em flor exalam o perfume, indicando o ideal de felicidade e bem estar do país.

Portanto é hora entre tantas coisas em festa na natureza inteira que a esposa acorda de seu sono e se revista de beleza pela chegada do esposo.

Consulta:

VARGIU, ROBERTO, Cantici dei cantici, Introduzione, Versione, Parafrasi, (pró-manuscripto), editore Crestani Roma, 1991.