Olá Kefren, Vila Velha / PR!

O texto da carta a Laodicéia, nos indica como agia esta comunidade. Apc 3,13:

“13Conheço tua conduta: não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente!...” (Apocalipse 3,15) Bíblia de Jerusalém.

Segundo o João a comunidade de Laodicéia é toda negativa, contraria as outras comunidades vizinhas como Filadélfia ou Esmirna que eram positivas. Por não ser nem fria nem quente, Jesus vai vomitar de sua boca.

Neste texto podemos interpretar o frio como ligado ao paganismo da cidade, e o quente a riqueza frente aos cristãos empobrecidos.

A imagem do quente significa a indignação apocalíptica dos cristãos vivendo na pobreza frente as estruturas opressoras do Império Romano.

Assim os habitantes de Laodicéia querem ser as duas coisas buscando a riqueza (frio) e queriam ser cristãos (quentes), e no final não eram nem uma e nem outra eram mornos.

Estavam agindo como os Nicolaítas (gnósticos) viviam um cristianismo espiritualista, compatível ao Império Romano. Forçam o cristianismo a moldar-se ao Império Romano, e terminavam sendo nem seguidores da besta e nem seguidores de Jesus Cristo. São verdadeiramente mornos e Jesus vomita de sua boca.

 

Imagem: Região de Laodicéia. Aguas (quentes) termais tornava a cidade lugar de peregrinação. A carta recorda a característica da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Ruínas de Laodicéia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Mapa com a Localização de Laodicéia.