Olá Rogério Oliveira São Paulo / SP!

A Parábola das dez Virgens contada por Jesus aparece apenas em um dos quatro evangelhos. O Evangelho de Mateus, 25,1-13, A temática da parábola é claramente escatológica: estar preparado para o Juízo Final.

Uma festa de casamento na Palestina

A narrativa da Parábola acontece em uma festa de casamento, com todos os personagens que envolvem. É costume da região estas festas durarem dias, e o acontecimento principal era o encontro do noivo com a noiva. Para este encontro esperado as amigas da noiva (virgens) permaneciam com a noiva na espera ritual da chegada da comitiva do noivo formada por ele e seus amigos. Após o encontro, a festa tinha o início selando a união matrimonial.

 

Quem são as dez virgens.

 

As dez virgens são as almas cristã, os batizados, os crentes, que estão desposados com Cristo, o esposo único conforme 2 Cor 11,2:

“Experimento por vós um zelo semelhante ao de Deus. Desposei-vos a um esposo único, a Cristo, a quem devo apresentar-vos como virgem pura”. (2 Cor 11,2)

Note Bem: aqui Paulo representa o amigo do esposo que apresenta a sua noiva. Esta imagem vem do Antigo Testamento onde o amor de Iahweh por seu povo preferido, vem simbolizado pelo amor do esposo e da esposa (conf. Jr 2,1-7; Ez 16,23. No Novo Testamento novamente reaparecem comparações com as mesmas imagens (conf. Mt 22,2; 25,1; Jo 3,28-29)

Esta metáfora que encontramos no Novo Testamento na Parábola das dez virgens vem exprimir a relação de amor e fidelidade entre Deus e o seu povo, que o Antigo Testamento constrói e reaparece no Novo Testamento entre Cristo o filho de Deus com o novo Povo de Deus, os batizados. Esta Parábola é considerada uma das mais conhecidas e eficazes de toda a tradição encontrada nos escritos sagrados da Bíblia.

Imagem: Parabola as dez virgens