In Memória Frei Dr. Virginio Ravanelli – Bíblista e guia da Terra Santa

 

No último dia 5 recebemos a notícia do falecimento do Frei Virginio, professor junto ao Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, em arqueologia bíblica (excursões), Teologia Bíblica do Antigo Testamento em especial o Profeta Jeremias.

Durante 6 anos tivemos oportunidade de conviver juntos, durante o período de estudos para o doutorado. Fomos introduzidos no conhecimento arqueológico e Bíblico das terras bíblicas, com um mestre que conhecia cada lugar, a importância e o texto Bíblico. Para nós que chegávamos nas terras bíblicas suas referências e ensinamentos foram de um importância sem limites.

Frei Ravanelli, desempenhou este trabalho, de guia arqueológico e bíblico com os estudantes durante 40 anos que viveu em Jerusalém, a ele somos hoje agradecidos, e que Deus lhe de a recompensa de seu amor pela terra Santa.

Pequeno resumo de sua vida:

Frei Virginio nasceu no norte da Itália em Cis Livo (província e diocese de Trento) em 19 de março de 1927. E falece em Jerusalém, 05 de dezembro de 2014. Pertencia a Província dos Freis Franciscanos de Tridentina San Vigilio (Itália).

Aos 16 anos, em 1943, entrou no noviciado e 30 de março de 1948 fez a profissão solene; Foi ordenado sacerdote em 18 de fevereiro de 1951. Após os primeiros anos de educação na província, fez os estudos de Licenciatura e da Licença para o PAA de Roma (agora PUA) e do SBF de Jerusalém, nos anos 1952-1957, sempre com ótima qualificação. Em 16 de maio de 1954 obteve uma licença em estudos bíblicos na Pontifícia Comissão Bíblica com elogio. Em 1981, no PAA recebe o título de Doutor em Teologia Bíblica.

Em 1973 deixa sua amada Província de Trento, convocado por Frei Belarmino Bagatti, para trabalhar em Jerusalém, como professor. Na carta ao Provincial Frei. Bagatti escreve: "Ele vai fazer muito bem porque ele é estudioso.

Desde 1973 ensinou a Sagrada Escritura no Curso de Teologia de São Salvador em Jerusalém.

Desde 1974 é professor na Studium Biblicum Franciscanum de  hebraico bíblico e Exegese Bíblica do Antigo Testamento (especialmente Jeremias) e excursões arqueológicas semanais de condução bíblica pelas terras bíblicas. Quase todos os professores apresentam o SBF foram seus discípulos. O guia de atividades para caminhadas a SBF talvez tenha sido sua maior obra, não se fundiram em volumes escritos, mas na preparação de gerações de guias para a Terra Santa. Até há poucos anos continuou a desempenhar a liderança de Peregrinações e fazer uma contribuição para as Semanas de atualização Bíblica-Teológico SBF.

Preparando um substituto para seu trabalho com os estudantes, chamou o Frei Pietro Kaswalter, de sua província, que nos últimos anos o substituía. Mas Deus o chamou antes com seus cinqüenta anos de idade, e muito trabalho pela frente. Assim o Studium Bíblico perde dois de seus entusiastas guias da Terra Santa, e profundos conhecedores da palavra de Deus.

Frei Virginio tinha 87 anos, 70 de profissão religiosa, 63 anos de sacerdócio e 40 de serviço para a Custódia da Terra Santa em Jerusalém.

Em nome de todos os seus alunos, Frei Virginio agradecemos por seu amor pela terra Santa, disposição em transmitir os conhecimentos aos seus alunos no SBF de Jerusalém. Sua imagem lendo passagens bíblicas nos lugares que aconteceram os fatos permanecerá sempre em nossas lembranças.

Imagem: Frei Dr. Virginio Ravanelli (+05.12.2014)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Cis (val di Non - Trentino) cidade de nascimento de frei Virginio, no centro a fonte de água.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Frei Virginio (ao centro); Frei Massimo P. Reitor do Studium (esquerda); Frei Najib ( guardião do Convento da Flagelação) (direita)