Olá Gilvan de Porto Seguro / BA!

É no livro do Apocalipse que encontramos a citação que fala de trono Branco: Apocalipse 20,11

“Vi depois um grande trono branco e aquele que nele se assentava. O céu e a terra fugiram sem deixarem vestígios” (Apocalipse 20,11) Bíblia de Jerusalém

Para melhor entender a expressão “trono branco”, devemos olhar o conjunto narrativo: A narrativa fala do juízo final dos mortos, a morte e o lugar dos mortos.

Nestas três partes o autor nos fala: da morte, do lugar dos mortos, e dos condenados. (v.14-15) o que nos interessa para a resposta é a primeira parte: a visão do trono branco. (v. 11)

Aparece um grande trono branco onde Deus está sentado (do grego kathémenon). Além do trono branco. Deus esta sentado em um cavalo branco (do grego kathémenos). Mais adiante mais ainda aparece a cor branco, Jesus esta acompanhado dos mártires, que deram suas vida pelo cordeiros) (conforme 17,14) montados em cavalos brancos.

Qual o significado de trono grande e branco.

O trono que Deus esta sentado para o julgamento é grande e é branco. Difere do outro trono que aparece no capítulo 4.

Estes dois adjetivos “grande” e “branco”, na linguagem do apocalipse, significam poder e vitória. O branco tem o significado alusivo da grande vitória obtida por Cristo sobre as forças do mal, que de digladiam contra as comunidades. Por este motivo  texto destaca o cavalo branco, as vestes brancas, a nuvem branca.

O julgamento prestes para acontecer relacionado com a vitória de Cristo: vem da morte e ressurreição de Jesus.

Portanto o grande trono branco é o lugar onde Deus, Juiz da história julgará a humanidade (20,11a). Com seu julgamento destruirá o que está causando medo para a humanidade e nasce um mundo novo, onde Deus será tudo para todos.

“... O céu e a terra fugiram sem deixarem vestígios” (Apocalipse 20,11b) Bíblia de Jerusalém.

No futuro Deus e humanidade não estarão separados, mas serão uma realidade única.

Consulta:

CORSINI, EUGÊNIO, O Apocalipse de São João, Coleção grande comentário bíblico, Paulinas, São Paulo1984, pág.358-363.

BORTOLINI, JOSÉ, Como ler o Apocalipse, Resistir e Denunciar, série como ler a Bíblia, 2 edição, Paulus, São Paulo 1994, pág.167ss.

Imagem: Trono Branco Apocalipse 20,11


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Trono Branco Apocalipse 20,11