Como conta Gênesis 5,18-21, Henoc (também se usa Enoch ou Enoque) é filho de Jared e o pai de Matusalém e bisavô de Noé. Assim Gênesis resume a vida dele:

Henoc andou com Deus. Depois do nascimento de Matusalém, Henoc viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou. (Gênesis 5,26-27).

O fato de ter sido "arrebatado", como foi Elias, deu origem a uma tradição muito forte ao longo da história de Israel, inclusive no tempo de Cristo. Essa tradição retinha que Henoc foi o primeiro homem sábio, que inicia a arte da escritura e recebe revelações celeste concernentes a segredos do universo e os transmete às gerações seguintes. Acreditava-se que ele tinha grande sabedoria científica, que adquiriu graças às viagesm nos céus, guiados por anjos.

 

Livro de Henoc

Graças e esse contexto nasceram alguns escritos que levam o seu nome. Eles usam esse personagem famoso, mas na verdade não foram escritos por Henoc. Há inclusive, no Novo Testamento, uma citação (Judas 1,14-15) que é tomada de um desses livros.

O mais popular é Henoc Etíope, ou 1Henoc. É uma das maiores obras literárias de pouco antes de Cristo. É chamado de "etiópico" porque foi conservado inteiramente somente nessa língua. Mesmo assim foram encontrados fragmentos em diversas línguas, até mesmo nas grutas de Qumran, no Mar Morto.

Esse grande livro, na verdade, é composto por 5 livros menores: Livro dos vigiantes (capítulso 1-36), livro dos luminares celestes (36-71), livro das parábolas (72-82), livro das visões (83-90), apocalipse das semanas (91-105).

Esse é o livro mais antigo atribuído a Henoc e a sua composição pode ser datada por volta do II século antes de Cristo. Na verdade, cada um dos 5 livros citados tem uma história independente.

Existem outras obras atribuídas a esse personagem, mas são de época cristã. Entre eles está 3Henoc, ou Henoc hebraico. Existe ainda o 2Henoc, conhecido como Henoc eslavo.

 

Por que foram excluídos da Bíblia?

Na verdade não se trata de uma exclusão, mas de uma "não-inclusão". Embora fossem muito populares, esses livros nunca fizeram parte da lista oficial da Bíblia, do que nós chamamos Cânon Bíblico.

O principal critério para incluir um livro nessa lista de livros "escolhidos" é o juízo que tal livro teria sido inspirado por Deus. Embora os cânons bíblicos (bíblia hebraica, igreja protestante e igreja católica) sejam diferentes, todos se baseam nesse fundamento. A tradição, resumindo, julgou que Henoc não é um livro inspirado e por isso não foi incluído na Bíblia. Ele não foi tirado da Bíblia, mas não foi incluído.

Sobre a questão do cânon, recomento a leitura desse texto que publiquei aqui há algum tempo atrás.

 

Tradução de Henoc

Os livros de Henoc foram traduzidos para muitas línguas. É um livro como tantos outros e se alguém quer, pode traduzir e publicar. Não conheço uma edição em português, mas na rede se encontram traduções. Por exemplo você encontra uma tradução  (Henoc Etíope) neste link, feita por Elson Ferreira, em PDF. Não sei qual é a sua qualidade, mas pode lhe ajudar a ter uma ideia do assunto do livro.