Olá Israel, Cascavel / PR,

A pergunta na forma que foi enviada!

Sobre a carne do porco sinceramente de vez em quando eu como, mas tenho dúvidas, pois Deus falou em Levítico desta carne não comereis nem tocarei no seu cadáver, você acha que Deus mudou de ideia e seja sincero Deus falou agora podes comer, não minta fale a verdade!

Encontramos na Bíblia no livro do Levítico 11,7 que a carne de porco é uma carne impura, não serve como alimento ao ser humano. Por este ensinamento Bíblico o povo de Deus não podia comê-la.

O texto do livro de Levítico 11,7 diz:

“Tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido partido em duas unhas, não rumina;” (Levítico 11,7) Bíblia de Jerusalém.

No livro do Levítico encontramos as restrições alimentares dadas por Deus aos israelitas (judeus). Estas restrições continuam válidas para os judeus até hoje. Entendiam-se estas restrições dadas por Deus  que ele separou os animais em puros e impuros para a alimentação do povo. Olhando com atenção estas  restrições no Antigo Testamento elas indicam que Deus, queria fazer distinção entre Israel  seu povo e os gentios (os outros povos). Para Deus o seu povo era representado como sendo os animais puros, e os animais impuros representavam os gentios. Para o povo de Deus as normas do sistema do puro e impuro eram vividas em diferentes setores da vida de Israel, inclusive na alimentação.

Com a chegada de Jesus Cristo e a nova aliança passa a ser vivida nas comunidades começaram a incluir os gentios (não judeus), esses a partir deste momento os conceitos alimentares foram suspensos, pois, sendo os gentios participantes dessa aliança, já não há a necessidade dessa distinção.

Um fato vivido por Jesus e narrado no Novo Testamento demonstra  a suspensão das restrições alimentares em Marcos 7,19:

“…porque nada disso entra no coração, mas no ventre, e vai para a fossa?( E, assim, considerou ele puros todos os alimentos)” (Mc 7, 19). (bom seria ler todo o capítulo...)

Entretanto o Novo Testamento indica a importância da santidade e da pureza (em todas as áreas da vida), que é a identidade de um santo. Restrições alimentares, portanto, já não são necessárias.

Por isso, não há problema algum em o cristão comer carne de porco.

Sempre continua a máxima a ser trabalhada que é o cuidado do nosso corpo que é templo do Espírito Santo.

Concluindo:

O que posso dizer-te ainda, comer carne de porco uma vez ou outra não faz mal, não estarás pecando, Jesus no Novo Testamento mostra outro caminho. Deixo o conselho, que a carne de porco tem restrições na alimentação, que são doenças possíveis de transmissão e o excesso de gordura que poderá encurtar a tua existência.