Olá Gerison Marcel Rodrigues de Londrina / PR!

Quero ser claro na resposta, pois a pergunta envolve três respostas. Perguntas pelos Hebreus, pelos Israelitas e pelos Judeus.

Iniciando a resposta já podemos notar que falaremos de uma mesma realidade, estas três denominações se referem ao mesmo povo em épocas diferente de sua história. Os hebreus se ligam com a conquista da terra na época de Abraão. Os Israelitas são os hebreus que recebem este nome a partir de Jacó, que luta contra Deus e recebeu nome de Israel, sua descendência os 12 filhos formam as 12 tribos de Israel.

Os Judeus é a designação que os hebreus receberam depois da volta da Babilônia e passam a reconstruir Jerusalém o Templo e vivem no território de Judá, passando a chamar-se de Judeus.

A origem dos Hebreus.

O nome hebreu vem significa “ povo do outro lado do rio”, sua origem era semítica, populações nômades que começaram se deslocar por volta do segundo milênio a.C. Aconteceu que durante o reinado de Hamurabi, Babilônia, vivendo em Ur os hebreus eram agrupados em clã sendo dirigidos por um patriarca. O livro do Gênesis nos conta a epopeia do povo hebreu e de seus patriarcas. O primeiro deles Abrão conduziu o seu povo para terra que Deus lhe havia prometido, “terra onde corria leite e mel”, ao país de Canaã. A história nos conta que os hebreus chegaram a Canaã no século 18 a.C. O sucessor de Abraão foi Isaac e o sucessor deste foi seu filho Jacó. Posteriormente chamado Israel.

A origem dos Israelitas.

A Bíblia conta a história da origem dos israelitas. Do episódio da luta de Jacó com Deus, ele recebe o nome de Israel (forte contra Deus), segundo a narrativa Bíblica lutou com um anjo enviado por Deus. Deste nome dado a Jacó seus descendentes, os 12 filhos e descendentes passam a se chamar Israelitas.

A origem dos Judeus.

As narrativas bíblicas nos contam a conquista de Israel pelos Babilônicos e o Exílio do povo para a Babilônia. Com a ascensão do novo Imperador na Babilônia, Ciro, houve permissão dos israelitas retornarem a sua terra. Voltaram e na época de Esdras e Neemias, reconstruíram o Templo de Jerusalém e a cidade de Jerusalém. Esta região pertencia à tribo de Judá. E a partir deste momento seus habitantes passaram a se chamar de judeus. (habitantes da Judéia) Sem governo forte os judeus passaram a ser subjugados por diferentes povos. (Grécia, Egito e Roma).